Camil dá dicas de como planejar cardápio da semana e ter uma alimentação mais saudável

Dicas fazem parte da campanha “Comida de Casa é Camil” que abordam os mais importantes temas alimentares trazendo soluções práticas para o dia a dia

Sabemos da importância da comida feita em casa e da memória afetiva que ela representa, principalmente no momento que estamos vivendo. Pensando nisso, a Camil, líder em grãos e detentora do portfólio mais amplo da categoria, criou a campanha “Comida de Casa é Camil, com dicas e soluções para valorizar o cozinhar em casa e incentivar as pessoas a terem uma alimentação mais gostosa e nutritiva, todos os dias.

Um dos temas mais importantes sobre alimentação é como planejar o cardápio semanal para que se consiga manter refeições mais saudáveis e com comida de verdade mesmo quando o tempo é reduzido, como o home office exige, por exemplo. Sobre este assunto, algumas dicas são:

=Planejar preparações com ingredientes de diferentes grupos alimentares é ponto importante a ser considerado na organização do cardápio, pois uma refeição balanceada é composta por um item de cada grupo: 1) leguminosas: feijão, grão-de-bico, lentilha ou outros grãos + 2) carboidratos: arroz branco, integral, entre outros + 3) legumes e verduras + 4) proteína: animal ou vegetal (carnes, ovos, frango, peixe e etc). Busque preparações que já conhece para facilitar o preparo do dia a dia, mas não deixe de trazer mais variedade com poucos ingredientes para a sua refeição;

=Os grãos são aliados muito importantes neste momento, pois são alimentos nutritivos e extremamente versáteis, podendo ser consumidos quentes ou frios; em ensopados (como o feijão), em saladas, como pastas de grãos, nas sopas, como aperitivos etc; assim dá pra variar bastante o cardápio da semana. Além de poderem ser preparados previamente e congelados para consumir ao longo da semana;

=Ter variações que vão além do tradicional arroz com feijão ajuda a ampliar o paladar e as inúmeras opções com outros tipos de grãos, como lentilha, grão-de-bico, etc. No caso do arroz, o integral, o selvagem, entre outros;

=Variar os pratos de acordo com os legumes e verduras que estão na estação que, além de ser mais barato, garante o melhor aproveitamento destes ingredientes, além de serem muito mais saborosos durante suas safras;

=Para se livrar dos temperos ultraprocessados, abuse das especiarias, alho, cebola, azeite etc. E para agilizar o preparo dos alimentos, como são usadas em todas as preparações, a dica é picar ou bater no processador o alho com cebola e azeite e deixar em um recipiente com tampa da geladeira por até 3 dias;

=Abusar também das ervas frescas na hora de fazer as refeições, como salsinha, coentro, cebolinha, manjericão, etc. Elas trazem frescor e diferentes sabores aos pratos. Caso não tenha a erva fresca, uma dica é quando comprar, lavar e secar bem a salsinha e cebolinha e picar. Depois, guardar em um pote com tampa e congelar. Assim as ervas ficam sempre à mão;

Unlockfoodca

=Outro ponto importante para as famílias com criança em casa é que a comida dos pequenos não precisa ser diferente do restante da família, isso também facilita no planejamento do cardápio.

“Todos nós sabemos da importância cultural do arroz e feijão e o tradicional “prato feito ou PF” para nós brasileiros, que além deste aspecto cultural, tem um equilíbrio nutricional muito relevante. Portanto, quando deixamos de consumir alimentos ultraprocessados e passarmos a consumir mais os “PFs” estamos fornecendo nutrientes importantes para o organismo, mas também mantendo este hábito alimentar saudável”, explica Ivy Oliveira, Gerente de Serviços de Marketing da Camil e que coordena a cozinha experimental da marca.

Confira abaixo três receitas do site de Camil práticas e saborosas para você testar em casa e conferir toda a versatilidade dos grãos:

Salada de Feijão Fradinho

Ingredientes:

Molho
50 gramas de tomate seco
1 unidade pequena de alho amassado
1/2 colher (chá) de orégano seco
1 colher (sopa) de vinagre
1 Pitada de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 unidade de sal a gosto
1 unidade de pimenta-do-reino (Pó) a gosto

Salada
1 embalagem de Feijão Fradinho Pronto Camil
1 xícara (chá) de vagem cozida, cortada em pedaços com cerca de 2,0 cm
4 colheres (sopa) de azeitonas pretas em rodelas
1 lata de atum sólido em óleo
2 colheres (sopa) de Alcaparras

Modo de preparo:

Molho
Em um processador ou liquidificador, junte todos os ingredientes e bata até obter um purê. Reserve.

Salada
Em uma tigela, junte o Feijão Fradinho Pronto Camil cozido, a vagem em pedaços, as azeitonas pretas, o atum com seu óleo e as alcaparras. Tempere com o molho reservado, envolvendo bem a salada.

Dicas: prepare a salada com cerca de 1 hora de antecedência para que o tempero penetre no feijão. Sirva esta salada acompanhada de torradas.
Harmonização: cervejinha bem gelada.
Crianças: farinha de mandioca, tipo beiju, tostada, para salpicar sobre a salada.
Modo de servir: ideal como finger food em um fim de tarde, como aperitivo, em cumbuquinhas individuais acompanhando a cerveja.

Bolinho de lentilha recheado

Ingredientes:
1 xícara (chá) de Lentilha Camil
6 xícaras (chá) de água
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
1 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de farinha de mandioca crua
200 gramas de queijo muçarela cortado em cubos médios
Clara de ovo para empanar
Farinha de Rosca para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a Lentilha Camil, a água e a folha de louro. Cozinhe por 35 minutos ou até os grãos estarem cozidos. Escorra bem e amasse com o auxílio de um garfo e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e frite o alho até dourar levemente. Acrescente a Lentilha Camil cozida, o sal e a farinha de mandioca e cozinhe, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Divida a massa em 20 porções, recheie com um cubo de queijo e modele os bolinhos. Passe os bolinhos na clara de ovo e depois na farinha de rosca. Reserve. Em uma panela pequena e funda, aqueça o óleo em fogo médio e frite os bolinhos aos poucos. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.

Dica: experimente adicionar bacon ou linguiça calabresa picada na massa de lentilha.

Arroz de Carne de Panela na Cerveja

Ingredientes:

Carne de panela

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 unidade grande de cebola
3 unidades de Alho
400 gramas de acém ou coxão duro em cubos médios
2 unidades médias de tomate picadas
2 colheres (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
1 e 1/2 xícara (chá) de água

Arroz

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
2 dentes de alho
1 e 1/2 xícara (chá) de Arroz Reserva Especial Camil
1 lata de cerveja clara pequena
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de água
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado grosso
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo:

Carne de panela
Em uma panela de pressão, em fogo médio aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Junte a carne e refogue rapidamente, adicione o tomate, tempere com sal e pimenta e adicione a água. Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos contados a partir do início da pressão. Espere sair toda a pressão, abra a panela e desfie grosseiramente a carne. Reserve.

Arroz
Em uma panela, aqueça em fogo médio o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar.Junte o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione a cerveja e o sal, tampe parcialmente a panela e cozinhe até começar a secar o líquido. Adicione a água, tampe parcialmente a panela e termine o cozimento até que os grãos estejam macios. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Solte delicadamente o arroz com um garfo e junte a carne cozida reservada com o caldo, o queijo e o cheiro-verde, misture bem e sirva em seguida.

Dicas:
Para o preparo da carne de panela é importante utilizar uma carne que seja saborosa e você pode substituir o acém ou o coxão duro por outra de sua preferência. Se preferir, você pode substituir a cerveja clara por cerveja preta.

Para conferir estas e outras dicas de Comida de Casa Camil, acesse os perfis da marca no Youtube e Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s