Dia do Hambúrguer (28): receita saudável, vegana ou com cerveja para comemorar

Estudantes de São Paulo sugerem versão saudável

Alunos do período integral do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, ensinam receita de hambúrguer artesanal com aveia e gergelim negro

Uma das carnes mais populares em todo mundo teria sido criada na Alemanha, na cidade de Hamburgo. Por isso, a origem do nome. O disco de carne foi levado por imigrantes aos Estados Unidos. E lá, o hambúrguer ganhou as lanchonetes e as multinacionais de fast food, que se encarregaram se espalhar seu sabor para o mundo inteiro. Os americanos não o criaram, mas acrescentaram à carne, o pão e outras iguarias, como o queijo, picles, alface, entre outros acepipes.

Para comemorar a data, os alunos do período Integral do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), aprenderam a receita de um hambúrguer artesanal feito com aveia e gergelim negro.

De acordo com a coordenadora do período integral Tânia Leão Tagliari, esta é uma maneira dos alunos aprenderem um pouco mais sobre a história dos alimentos e também provarem uma receita com um jeito mais saudável. “A atividade, voltada para a educação nutricional, visa demonstrar aos estudantes o valor nutritivo da carne e da aveia. A receita será impressa em um cartão e entregue para todo o grupo”, afirma a professora.

Segundo a nutricionista Andreia Almeida, a aveia é um cereal de valor nutritivo natural, rico em vitaminas, minerais e antioxidante essenciais. “Além de ser um alimento nutritivo, ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol, controla os níveis de açúcar no sangue, contribui para o bom funcionamento do intestino, estimula o sistema imune, protege o coração e auxilia no processo de emagrecimento”, explica.

E completa: “Além de ser fonte importante de proteínas, o gergelim preto também possui uma quantidade maior de cálcio em comparação ao branco. Ele é ótimo para a saúde dos ossos, dentes e músculos do corpo. Por isso, pode ser sempre usado em diferentes receitas”.

Hambúrguer artesanal com aveia e gergelim negro

Ingredientes:
500g de carne moída
4 colheres de sopa de aveia em flocos finos
1 e meia colher de chá de sal
½ cebola picada
1 colher de sopa de gergelim negro
1 ovo
Salsinha e alho-poró a gosto

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.Modele os hambúrgueres em tamanhos médios e coloque-os em uma forma untada com azeite. Leve ao forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo.
O hambúrguer pode ser servido com queijo e compor um delicioso sanduíche, ou como opção proteica de uma refeição, sendo servido com saladas cruas e legumes ou com batata rústica, assada ou purês.

No Dia do Hambúrguer, descubra como preparar uma receita que leva cerveja em sua composição

Considerado um clássico da gastronomia por ser um prato prático, mas também bastante saboroso, o hambúrguer se tornou tão popular mundialmente que até ganhou uma data em sua homenagem: dia 28 de maio

A versão mais conhecida afirma que a carne foi criada na Alemanha, na cidade de Hamburgo, por isso recebeu esse nome. Os imigrantes o levaram para os Estados Unidos e lá ele ganhou uma nova fórmula que iria se tornar sua marca registrada. Os estadunidenses acrescentaram o pão, o queijo, a salada e o molho, e popularizaram o prato no final do século XIX. Considerado um clássico da gastronomia por ser um prato prático, mas também bastante saboroso, o Hambúrguer se tornou tão popular mundialmente que até ganhou uma data em sua homenagem: dia 28 de maio.

Mas os alemães também são conhecidos por serem especialistas em uma outra paixão mundial: a cerveja. Sim, o país é bastante conhecido pelas suas produções cervejeiras, inclusive pelo estilo Lager, que é o tipo de cerveja mais consumido no mundo. Para quem quer comemorar o Dia do Hambúrguer de uma forma inusitada, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, explica qual é o estilo de cerveja que mais combina com o prato e passa uma receita exclusiva.

Qual é o estilo de cerveja que harmoniza com hambúrguer? De acordo com Vaz, as cervejas do estilo Ale são as mais indicadas. Conhecidas pela alta fermentação, por conta de seu processo de produção, elas são cervejas com aromas de frutas e especiarias.

Hambúrguer de costela com molho de cerveja Porter

Ingredientes
500g de costela bovina desossada;
1 colher de sopa de azeite;
¼ de cebola;
1 colher de sopa de molho inglês;
Sal e pimenta do reino;
1 ramo de salsinha;
1 fatia de queijo cheddar;

Molho
Sal e pimenta do reino;
½ xícara de cerveja Porter;
½ colher de sopa de manteiga;
½ colher de sopa de farinha de trigo;

Modo de preparo
Pique bem a cebola e a salsinha. Coloque junto com a carne e processe até conseguir pedaços bem pequenos. Depois, junte com o azeite, o molho inglês, a pimenta e o sal. Após misturar bem, separe a carne em três pedaços. Modele em formato de bolas e amasse até ficar com um tamanho um pouco maior que o do pão. Em seguida, coloque em uma frigideira untada com óleo quente, virando uma única vez. Deixe no fogo o tempo necessário para chegar ao ponto da carne de sua preferência.

Modo de preparo molho
Coloque em uma frigideira a farinha de trigo e a manteiga, deixe derreter até formar algo parecido com uma pasta. Coloque a cerveja Porter e misture com o auxílio de um batedor. Depois, adicione a pimenta do reino e o sal e continue mexendo até ferver.

Hambúrguer de falafel é opção vegana para o Dia do Hambúrguer

Saiba como preparar o prato e a maionese de quinoa, molho especial que dá cremosidade ao sanduíche

A mudança no preparo do hambúrguer pode ser vastamente observada hoje em dia por meio das várias hamburguerias existentes no Brasil, que oferecem diversas opções aos consumidores, incluindo alternativas com outras proteínas animais ou sem nenhuma delas para quem é vegetariano ou vegano.

A chef e nutricionista Camile Fiuza do Além da Mesa sugere a esse público e aos que preferem uma opção mais singular a preparação do hambúrguer de falafel (bolinhos fritos de grão-de-bico, originário do Oriente Médio) acompanhado de maionese de quinoa. As receitas utilizam produtos da linha Orgânicos da Vapza Alimentos – empresa que produz alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor – e são todos livres de conservantes. Aprenda a preparar os pratos:

Hambúrguer de Falafel

Ingredientes:
300 gramas de Grão de Bico Vapza;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1⁄2 cebola roxa;
1 dente de alho pequeno;
1⁄4 de xícara de salsinha;
1⁄4 de cebolinha;
1 colher de chá de cominho em pó;
Pitada de canela e de sal;
2 colheres de sopa de farinha de aveia ou farinha de arroz.

Modo de Preparo:
Em um processador, bata bem o Grão de Bico Vapza e o azeite de oliva, até virar uma pasta. Depois despeje essa pasta em um bowl e reserve. Coloque todos os ingredientes restantes em um processador e triture bem, depois misture na massa de grão de bico, e mexa. Separe a massa em porções de 150 gramas, e modele com as mãos. Leve os hambúrgueres para assar em forno preaquecido 200°C por 20-25 minutos, até estarem bem dourados e crocantes.

Maionese de Quinoa

Ingredientes:
1 xícara de Quinoa Branca cozida Vapza;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 dente de alho pequeno;
1 colher de sobremesa de mostarda Dijon (opcional);
Sal;
2 colheres de sopa de suco de limão (se usar siciliano, dá um sabor especial);
15gr de salsinha;
300ml de água (ou o quanto for necessário até chegar na consistência que deseja).

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata, e vá adicionando a água aos poucos até ficar bem cremoso ou na consistência que você deseja. Deixe bater bem até virar um creme bem liso e os grãos de quinoa sumirem por completo. Coloque em um pote com uma vedação e mantenha sob refrigeração. Dica: como é uma maionese que não leva ovo, tem uma validade maior, então se sobrar, dá para consumir sem medo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s