A festa junina é uma das maiores tradições brasileiras. Como o país continua com muitos casos de Covid-19, o correto é evitar aglomerações. Assim, as comemorações precisam ser mais intimistas, só com a família.
“Pela segunda vez, durante a pandemia, não ocorrem festas de ruas, igrejas, colégios, clubes etc. Mas é possível não deixar passar essa época sem um evento seguro e intimista em casa”, afirma Luciana Marquez, decoradora e especialista em eventos. Para isso, ela dá nove dicas fáceis e práticas para você preparar uma festa em casa:
Usar na decoração madeira, chapéu de palha, sisal, tecidos de juta, chita ou xadrez para jogo americano, toalha de mesa, guardanapos e bandeirola. Basta recortar e desfiar as laterais. O tecido também pode ser usado para amarrar um vidrinho ou garrafinha para colocar flores. É possível inclusive misturar esses tecidos e vale até mais de uma estampa de chita. A festa junina requer uma decoração com cores quentes, mais ousada, alegre, colorida e ao mesmo tempo rústica.
=Aproveitar as comidas típidas na decoração. Por exemplo: usar paçoca ou docinhos no chapeuzinho de palha, colocar algumas espigas de milho com a casca para decorar, amendoim com casca…
=Colocar amendoim em vidro descartável com tampa e decorar a tampa com tecido de chita e amarrar com sisal.
=Preparar plaquinhas de papel tipo bandeirola coloridas, colar num palito e usar com tag para doces. Também pode escrever frases divertidas, típicas de festa junina como “Isso aqui tá bão demais da conta sô, olha a chuva, Eita trem bom, Arraiá do …”.
=Fazer bandeirola de juta, cartolina ou papelão e colar uma chita em formato de coração. Dá até para escrever um nome com as letras.
=Fazer uma luminária com milho de pipoca e vela, dentro de um vidro reciclado. Ou usar uma espiga de milho seco como castiçal.
=Fazer uma fogueirinha com pau de canela ou toquinhos de madeira.
=Usar flores como Girassol ou Margarida ou Crisântemo para decorar.
=Envolver as crianças na decoração da festa junina.”
“A ideia é aproveitar o que tem em casa e usar a criatividade para customizar sua festa de firma segura e com a família, em casa”, conclui Luciana Marquez.
Fonte: Luciana Marquez