Receitas para degustar o Dia Mundial do Chocolate sem muito trabalho

Dia Mundial do Chocolate é comemorado hoje, 7 de julho, e esta delícia não poderia significar nada menos do que alimento dos deuses, tradução da palavra que tem origem grega. Dificilmente encontramos pessoas que não se rendem a um bom chocolate depois do almoço e, para o time de fãs de carteirinha, seguem algumas receitinhas fáceis e práticas de fazer com o auxílio da tecnologia dos produtos Mallory, como a Airfryer, o Mixer e a repaginada Máquina de Cupcakes da Disney.

Para quem tem criança em casa, uma boa pedida são os tradicionais cupcakes no lanche da tarde. Confere aí uma receita prática e fácil de bolinhos de chocolate:

Cupcake de Chocolate

Foto meramente ilustrativa – Matthias Böckel/Pixabay

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga amolecida;
2 colheres (sopa) de cacau em pó;
¾ de xícara (chá) de açúcar;
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo;
1 ½ colher (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal; 1 ovo;
½ xícara (chá) de leite.

Modo de preparo da massa:

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Coloque 12 forminhas de papel próprias para assar (não precisa untar) dentro da fôrma de cupcake. Na batedeira, coloque a manteiga, o cacau em pó, o açúcar, a farinha, o fermento e o sal. Atenção: a manteiga não pode estar nem derretida nem dura, mas em ponto de pomada. Retire da geladeira com antecedência e deixe sobre o forno para começar a amolecer ou coloque no micro-ondas, com muito cuidado para não derreter, em rodadas de 10 segundos. Na velocidade baixa, bata até que fique com textura de areia úmida. Numa tigela, bata o ovo com o batedor de arame e em seguida misture o leite. Acrescente metade dessa mistura à batedeira e aumente a velocidade ao máximo, até que a massa fique lisa e cremosa. Diminua a velocidade e junte o restante do líquido aos poucos, até incorporar totalmente. Transfira a massa para um saco de confeitar sem bico e preencha ¾ de cada forminha. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito: insira um na massa, se sair limpo está pronto.

Ingredientes do buttercream:
6 colheres (sopa) de manteiga amolecida;
3 colheres (sopa) de cacau em pó;
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro;
3 colheres (sopa) de leite e confeitos coloridos a gosto para decorar.

Preparo do buttercream:
Na batedeira, coloque a manteiga (em ponto pomada), o cacau e o açúcar de confeiteiro. Bata em velocidade baixa até misturar e, em seguida, aumente e bata até formar um creme. Junte o leite, de colher em colher, batendo bem entre cada adição. Aumente a velocidade para o máximo e bata por 5 minutos até o glacê ficar cremoso e fofinho. Coloque o glacê no saco de confeitar com um bico pitanga grande (de aproximadamente 1 cm de diâmetro). Cubra cada cupcake com o buttercream fazendo um movimento circular, de fora para dentro. Decore polvilhando com os confeitos coloridos e sirva a seguir.

Bolo Integral de Chocolate na Airfryer

Ingredientes
1 copo americano de farinha de aveia integral ou farelo de aveia;
2 bananas ou maçãs médias;
2 colheres de sopa de uva passa;
2 colheres de sopa de pasta de amendoim integral;
2 colheres de sopa de mel,
açúcar de coco ou açúcar mascavo;
1 colher de sopa de fermento para bolo;
2 ovos e gergelim para polvilhar (opcional).

Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos com a pasta de amendoim, o mel, açúcar de coco ou açúcar mascavo, e as bananas ou maçãs (se usar maçã não esqueça de descascar e tirar o caroço). Acrescente a aveia e bata bem até misturar. Por último, acrescente a uva-passa e o fermento e misture com uma colher. Coloque a massa do bolo saudável numa forma untada e enfarinhada que caiba dentro da cesta da AirFryer. Se quiser polvilhe gergelim e, por fim, asse o bolo integral na AirFryer a 180ºC, durante 25 minutos. Retire, deixe esfriar um pouco e sirva acompanhado de suco detox de laranja e linhaça.

Chocolate Gelado Cremoso

Foto meramente ilustrativa – Steve Buissinne/Pixabay

Ingredientes
1 xícara de leite;
6 cubos de gelo;
1 colher cheia de amido de milho;
3 colheres de achocolatado.

Modo de preparo
Dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo baixo, misturando sempre até engrossar; no liquidificador, coloque a mistura já fria,o gelo e o achocolatado; bata até triturar todo o gelo e sirva.

Chocolate quente cremoso do Divino Fogão é opção para comemorar

Para quem quer algo mais quentinho, a opção da rede Divino Fogão é uma receita simples de chocolate quente cremoso. Confira:

Chocolate Quente Cremoso

Ingredientes

300ml de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de amido de milho
1 caixa de creme de leite

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite, o chocolate em pó, o açúcar e o amido de milho. Misture tudo e leve ao fogo médio. Mexa constantemente até levantar fervura e ficar com uma consistência cremosa. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture até ficar bem cremoso e encorpado. Sirva.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s