Constipação: alguns chás podem impulsionar o funcionamento do intestino

A dificuldade de evacuar é um daqueles problemas supercomuns que vez ou outra insiste em atormentar alguém. A boa notícia é que há meios menos agressivos ao organismo para combater a prisão de ventre do que recorrer, por exemplo, a supositórios e laxantes mais potentes, encontrados nas farmácias.

Recorrer a uma xícara de chá, além de ser mais saudável no reequilíbrio da flora intestinal, também proporciona outros benefícios ao organismo. Com a vantagem de que dá pra casá-lo muito bem com qualquer dieta saudável – requisito importante para quem busca formas de manter a digestão regulada.

Outra vantagem dos chás como reguladores é a quantidade de opções disponíveis. A começar pelos estimulantes, como o chá-verde e o chá-preto. O fato de terem cafeína faz ocasionar uma digestão mais rápida, que inibe a prisão de ventre.

“Além disso, o chá-verde tem um efeito relaxante que ajuda a combater o estresse, que é exatamente uma das causas para a prisão de ventre”, explica o médico e speaker da Soulchá, Lucas Penchel.

“Embora tenha o mesmo efeito, o chá-preto é diurético, o que significa que tem um poder maior de eliminar água do organismo. Por isso, seu consumo deve ser um pouco mais moderado para evitar o ressecamento, que também provoca a constipação”, acrescenta o médico.

Foto: chamomileteaonline

Outro chá que Lucas Penchel indica para quem sofre de prisão de ventre é o de camomila. “Ela tem um efeito relaxante que age diretamente na musculatura do trato digestivo, facilitando a evacuação”, esclarece.

Blend na medida certa

O speaker explica que há boas formas de conciliar chás com efeitos específicos. “Os blends de plantas e ervas podem potencializar esses efeitos. A união de alguns chás para momentos específicos do dia, como oferece a carta da Soulchá, é excelente para a saúde, porque permite equilibrar o corpo de maneira geral. Vale apostar nessas produções, associando a uma alimentação saudável”, avalia.

Fonte: Soulchá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s