Jantar à base de vegetais e folhas pode reduzir risco de doenças cardíacas em 10%, diz estudo

Pessoas que consomem muitos carboidratos refinados e carnes gordurosas no jantar têm um risco maior de doenças cardíacas, de acordo com um novo estudo publicado no final de maio no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, da Endocrine Society.

“Além disso, o estudo identificou que a substituição de carboidratos de baixa qualidade ou proteína animal por carboidratos de alta qualidade ou proteína vegetal no jantar pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 10%”, afirma o médico nutrólogo e cardiologista Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da American Heart Association e da International Colleges for Advancement of Nutrology. “A pesquisa é extensa e incluiu um total de 27 911 participantes do National Health and Nutrition Examination Survey, de 2003 a 2016”, diz o médico.

Segundo o médico nutrólogo e cardiologista, doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca congestiva, ataque cardíaco e derrame são a causa número um de morte em todo o mundo, ceifando cerca de 17,9 milhões de vidas a cada ano. “Comer muita gordura saturada, carnes processadas e açúcares adicionados pode aumentar o colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas. Ter uma dieta saudável para o coração com mais carboidratos inteiros, como vegetais e grãos, e menos carne pode compensar significativamente o risco de doenças cardiovasculares”, explica Burckhardt.

Outro achado da pesquisa foi com relação ao horário em que se deve comer carboidratos e carnes gordurosas. “O horário das refeições, juntamente com a qualidade dos alimentos, são fatores importantes a serem considerados ao procurar maneiras de reduzir o risco de doenças cardíacas. É sempre recomendável ter uma dieta saudável, especialmente para aqueles com alto risco de doenças cardíacas, mas descobrimos que comer carne e carboidratos refinados no café da manhã ou no almoço foi associado a um risco menor”, diz o médico.

Os pesquisadores estudaram 27.911 dados de adultos norte-americanos e analisaram informações dietéticas coletadas durante entrevistas com os participantes durante dois dias não consecutivos. Eles examinaram a associação entre comer diferentes gorduras, carboidratos e proteínas no café da manhã ou jantar, com as taxas de doenças cardíacas dos participantes. “A análise descobriu que um jantar à base de plantas reduziu o risco de doenças cardíacas em 10%”, explica o cardiologista.

Para evitar doenças cardíacas, outra estratégia é cozinhar o próprio alimento, já que jantar fora já foi associado a um risco maior de morte. “Uma pesquisa recente, publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics em março desse ano, concluiu que comer fora de casa com muita frequência está significativamente associado a um risco aumentado de morte por todas as causas, incluindo a cardiovascular. Os benefícios de cozinhar o próprio alimento são indiscutíveis. Alimentos de melhor qualidade, custo mais baixo, um vínculo mais forte com os entes queridos e escolhas mais saudáveis são apenas alguns dos benefícios das refeições caseiras”, diz o médico. “Por fim, esse recente estudo destaca que a mudança de hábitos é extremamente benéfica para assegurar um coração mais saudável. Então incluir alimentos vegetais no jantar é uma estratégia eficiente para a saúde cardiovascular”, finaliza o médico.

Fonte: Juliano Burckhardt é médico nutrólogo e cardiologista, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É membro da American Heart Association e da International Colleges for Advancement of Nutrology. Mestrando pela Universidade Católica Portuguesa, em Portugal, atuou e atua como docente e palestrante nas suas especialidades na graduação e pós-graduação. O médico tem certificação Internacional pela Harvard Medical School, para tratamento da Obesidade. É diretor médico do V’naia Institute.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s