Tirolez ensina duas receitas especiais em homenagem ao pão de queijo

Aprenda como fazer Pão de Queijo Mineiro e Pão de Queijo Zero Lactose

Neste mês, em 17 de agosto, celebramos o Dia do Pão de Queijo. Com cheirinho e sabor irresistíveis, a delícia nacional surgiu em meados século XVII em Minas Gerais e conquistou todo o Brasil ao longo dos anos. Ideal para aquele lanche saboroso, acompanhado de um cafezinho no fim da tarde ou logo ao despertar, o seu diferencial está no queijo de verdade no preparo. E disso, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do país, entende.

Por isso, a Tirolez sugere duas receitas especiais para homenagear esta delícia. Aprenda como fazer o tradicional Pão de Queijo Mineiro, que leva o queijo meia cura ralado na massa. Para quem é intolerante à lactose, a marca que tem a linha de queijos mais completa do Brasil ensina uma receita especial, o Pão de Queijo Zero Lactose, opção que atende a restrição preservando o sabor único da iguaria.

Confira o modo de preparo das receitas abaixo:

Pão de Queijo Mineiro

Ingredientes
½ xícara (chá) de leite (100 ml)
½ xícara (chá) de óleo (100 ml)
1 colher (sopa) de sal
500g de polvilho azedo
3 ovos
250 g de Queijo Minas Meia Cura Tirolez ralado grosso

Modo de Preparo
Aqueça o óleo com o leite e o sal até ferver. Apague o fogo e, aos poucos, acrescente ao polvilho, mexendo com uma colher de pau até obter uma massa macia. Deixe esfriar.
Acrescente o queijo meia cura à massa ainda quente e junte um dos ovos, amassando com as mãos. Junte o restante dos ovos, um a um, e amasse até obter uma massa homogênea com consistência de enrolar. Modele 50 pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira untada, deixando 2 cm de espaço entre elas. Leve ao forno preaquecido (200°C), e asse por cerca de 20 minutos ou até que os pãezinhos comecem a dourar.

Rendimento: 50 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Pão de Queijo Zero Lactose

Ingredientes
¾ de tablete de Manteiga Sem Sal Tirolez (150 g)
½ colher (sopa) de sal
500 g de polvilho doce
1 embalagem de Queijo Minas Padrão Zero Lactose Tirolez (350 g)
2 ovos médios (90 g)

Modo de preparo
Aqueça 1 xícara (chá) de água (200 ml) com a manteiga até a água ferver e a manteiga derreter.
Misture o sal e o polvilho em uma tigela grande e despeje a mistura de água e manteiga, bem quente, mexendo bem com uma colher para que forme uma massa. Rale o queijo minas padrão no ralo fino. Misture-o com os ovos e mexa bem. Incorpore a mistura de queijo e ovos no polvilho e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Porcione a massa em 35 partes e modele bolinhas. Preaqueça o forno a 200 ºC e distribua os pães de queijo em uma forma grande. Asse por cerca de 25 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados. Sirva os pães de queijo quentes e puros. Se preferir, você também pode recheá-los com Requeijão Cremoso, Cottage ou Minas Frescal Zero Lactose Tirolez. Para uma versão adocicada, acrescente goiabada cremosa, geleias ou doce de leite sem lactose.

Dicas: se, depois de amassar bem, a massa continuar seca, corrija a textura adicionando 1 colher (sopa) de água. Você pode congelar os pães de queijo: disponha-os na assadeira, cubra e leve ao freezer. Depois de congelados, passe-os para um saquinho para congelar, para que ocupem menos espaço no freezer. Para assar, leve-os ao forno ainda congelados.

Variação: acrescente sabores à massa de pão de queijo. Tempere com salsinha, cebolinha ou orégano, pimenta-calabresa, azeitonas pretas, pimenta-biquinho ou peito de peru picado.

Rendimento: 35 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Fonte: Tirolez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s