Wine comemora o mês da Independência do Brasil com rótulos brasileiros de destaque

Para mostrar que o nosso país tem vinhos incríveis produzidos aqui, a Sommelière Marina Bufarah fez uma seleção especial

Mesmo em meio ao cenário de incertezas causado pela pandemia, o crescimento significativo no consumo de vinhos, a alta do câmbio e a boa safra melhorando a competitividade do vinho brasileiro, o nosso país vem desenvolvendo sua vitivinicultura e com isso diversificando sua oferta, buscando atender cada dia mais o consumidor em termos de qualidade e preço.

Para comemorar o mês da Independência do Brasil, celebrado em 07 de setembro, e para mostrar que o nosso país tem vinhos incríveis produzidos em solo nacional, a Wine – maior clube de assinatura de vinhos do mundo – destaca algumas linhas e rótulos brasileiros para ajudar na escolha.

Segundo Marina Bufarah, Sommelière da Wine, uma das tendências no mercado tem sido o vinho em lata. “Com um conceito desenvolvido para um público mais jovem e para ocasiões em que o vidro não é bem-vindo, como em praias, piscinas, parques e feiras, essa proposta tem ganhado cada vez mais apreciadores que reconhecem a qualidade dos produtos oferecidos em uma embalagem alternativa”, explica a especialista.

A Miolo, vinícola com o maior portfólio de vinhos finos do Brasil, trouxe toda sua tradição e expertise na linha de vinhos em lata Somm, que conta com 3 blends, nas versões tinto, branco e rosé, e um frisante de Moscatel, elaborados na Serra Gaúcha. Outro vinho em lata que tem feito muito sucesso é a linha Arya, produzida pela vinícola Estrelas do Brasil, nas versões espumante, branco, rosé e tinto. O sucesso nas vendas fez com que ambos investissem na produção de novas safras dos produtos.

“Além da facilidade e segurança no transporte serem inquestionáveis, o vinho em lata vem em medidas menores, porções individuais, que são mais fáceis de gelar, mais práticas de abrir e mais sustentáveis. Por essas e outras vantagens, produtores e profissionais conceituados têm investido nas latas de alumínio”, diz Marina.

Outra surpresa bastante positiva em se tratando de vinhos brasileiros têm sido os vinhos elaborados com a uva Marselan. Desenvolvida em 1961 pelo pesquisador Paul Truel, perto da cidade francesa de Marselha, a uva é um cruzamento da Cabernet Sauvignon e da Grenache Noir. Com coloração intensa e aromas que lembram frutas vermelhas frescas e cacau, a Marselan começou a ser cultivada no Brasil a partir de 2003 e, hoje, já está presente nas principais regiões vitivinícolas do país, como Serra Gaúcha, Santa Catarina e Campanha Gaúcha, a mais nova Indicação de Procedência (I.P.) do país.

O Salton Campanha Marselan Tannat, propõe potencializar a expressão da jovialidade da Marselan, que compõe 76% do blend, complementado pela Tannat, que amadurece por 15 meses em barricas de carvalho francês. O resultado é um vinho potente e elegante, com notas de frutas negras em compota, violetas e especiarias, taninos macios e agradável persistência.

O primeiro semestre de 2021 apresentou um crescimento de 4% no abastecimento do mercado de vinhos, sendo impulsionado pela comercialização de vinhos finos brasileiros e também pelas importações, de acordo com dados da Ideal Consulting. “Nesse cenário, notamos os consumidores compreendendo cada vez mais que o vinho não precisa de uma ocasião especial e que ele pode ser a bebida do dia a dia para acompanhar refeições triviais e momentos de descontração”, afirma a Sommelière da Wine.

Neste cenário, o digital teve um papel fundamental na aproximação de consumidores e vinhos. “O Brasil forma a terceira maior base de consumidores online do mundo, segundo informações da Wine Intelligence, e com a retomada de bares, restaurantes e hotéis, a omnicanalidade torna-se ainda mais importante para atender de forma completa o consumidor onde ele estiver”, completa Marina.




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s