Aprenda a fazer camarões sincronizados

A receita é de Luiz Sérgio Araújo de Andrade Viana, consultor Sabor das Índias. Confira:

Receita de Camarões Sincronizados

Ingredientes

  • 10 camarões
  • 2 bananas-da-terra
  • 1 colher (sopa) de manteiga de garrafa
  • 4 colheres (sopa) de cream cheese
  • 30g de gorgonzola
  • 10 castanhas-de-caju
  • 1/2 limão siciliano
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de geleia de pimenta
  • 10g de brotinhos de coentro e beterraba

Modo de preparo
Purê de banana-da-terra: em uma panela com água fervendo, adicione as 2 bananas, com casca e cortadas na metade. Cozinhe até a casca começar a abrir. Despeje a água, retire a casca e machuque as bananas, pode ser com um garfo ou se preferir um acabamento mais fluído, pode passar no mixer ou liquidificador. Adicione a manteiga de garrafa, sal, pimenta-do-reino moída na hora e está pronto.

Creme de queijo: adicione 4 colheres (sopa) de cream cheese e um pequeno pedaço de gorgonzola, mais ou menos 30g, em um bowl. Leve ao micro-ondas até derreter. Misture bem com uma colher.

Farofa de castanha-de-caju: quebre as castanhas de caju com ajuda de um pilão, leve a uma frigideira em fogo baixo e torre, sempre mexendo até que fiquem moreninhas (mais ou menos 5 minutos).

Camarões: tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino e suco de meio limão siciliano. Leve a uma frigideira bem quente, com um fio de azeite. Grelhe os dois lados, até que fiquem bem laranjinhas (mais ou menos 1 minuto de cada lado).

Montagem
Prepare uma cama com o purê de banana-da-terra, adicione em uma das laterais da cama e em sequência o creme de queijo e a geleia de pimenta, sempre um elemento tocando o outro. No lado oposto da cama, adicione a farofa de castanha (é importante que seja no lado oposto para que a umidade da geleia não comprometa a textura da farofa). Adicione os camarões em sequência sobre o purê de banana, alternando em alguns milímetros a posição do rabinho, até que complete um “giro” de 270º da posição inicial. Finalize com os brotinhos sob a geleia de pimenta.

Para degustar, com um garfo, alcance em sequência todos os elementos e prepare-se para uma explosão de sensações com contrastes de sabor e texturas: crocância, cremosidade, umidade, sal, dulçor, picância e frescor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s