Reconheça sinais que indicam que sua visão não está bem

Acompanhamento médico é essencial para tratar precocemente doenças silenciosas como glaucoma

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO-2019), cerca de 34% dos brasileiros nunca frequentaram um consultório oftalmológico. Isso significa que uma considerável parcela da população procura o especialista somente quando o incômodo chega. Uma ardência nos olhos, vermelhidão e manchas podem indicar que algo está errado com a saúde dos olhos.

Segundo o médico oftalmologista e professor de Medicina da Unime Lauro de Freitas, algumas enfermidades podem se instalar de maneira silenciosa e os primeiros sintomas surgem quando o quadro está mais avançado, o que pode dificultar o tratamento. “O glaucoma, por exemplo, está associado a pressão elevada do olho. Esta elevação danifica as fibras ópticas e o paciente, progressivamente, perde o campo visual. Na fase inicial da doença, alguns pacientes não sentem nada, o que caracteriza o glaucoma como uma doença perigosa. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já está no processo de deterioração da visão”, explica Roberto Lauande.

Para evitar complicações e um diagnóstico tardio, o aconselhável é consultar um oftalmologista uma vez por ano. Entretanto, para quem já realiza tratamentos, principalmente em casos de enfermidades progressivas, o correto é ir às consultas em períodos mais curtos, alerta Lauande. “O diagnóstico precoce do glaucoma pode evitar a cegueira, porque esta doença pode ser assintomática, principalmente nas fases iniciais, daí a importância dos exames de rotina.

As pessoas que têm histórico familiar devem realizar acompanhamento semestralmente”.

Lauande cita alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de uma consulta.

Foto: J. Durham/MorgueFile

=Manchas no campo de visão: esporadicamente, é normal aparecer manchas ou flashes de luz na visão, porém, se ocorrer com frequência é um indicativo para realizar uma investigação clínica;

Thumbnail

=Sensação de que uma cortina escura está à sua frente, impedindo uma imagem nítida dos objetos no seu campo visual;

Foto: Optix

=Dor súbita nos olhos: a dor, vermelhidão ou lacrimejamento são indícios de inflamação ou olho seco, mas também podem também indicar o glaucoma.

Fonte: Kroton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s