GattoFiga: o Pizza Bar que é uma viagem a Nápoles

Na região das flores, entre Mirandópolis e a Vila Clementino, charmoso espaço faz pizzas de inspiração napolitana, tem carta de vinhos selecionados e drinks autorais tornam uma referência na região

Uma charmosa casa de esquina, entre as ruas Luís Gois e das Rosas, na divisa entre Mirandópolis e Vila Clementino, tem um espaço que convida a uma experiência que transcende Brasil – Itália. Lá é possível sentir o clima das charmosas e típicas pizzarias napolitanas, em um ambiente bucólico, com flores que decoram todos os espaços e que proporcionam aos clientes uma inesquecível experiência: A GattoFiga Pizza & Bar.

A casa reúne casais, amigos e pequenos grupos para curtirem boa música, bons drinques, compartilhar alegrias e degustar pizzas exclusivas. Todo o ambiente possui um clima agradável, a decoração remete a cidade italiana em cada ponto que os olhos conseguem ver. Lá é possível provar a massas com receita inspirada nas tradicionais receitas de Nápoles, na Itália.

A pizzaria foi fundada pelo casal Edson Leite e Cida Montagnér em 2019. E para buscar as melhores referências, o casal foi até a cidade italiana para estudar a maneira de preparo de uma tradicional pizza napolitana, conhecer os melhores fornecedores, para que os seus produtos se inspirassem nas milenares receitas desta região.

“Pensamos em cada detalhe, proporcionando aos clientes vivenciarem uma experiência inesquecível ao visitar a nossa casa, com momentos únicos. O restaurante é charmoso e aconchegante, à meia luz, com velas e flores nas mesas, com uma decoração rústica e sofisticada ao mesmo tempo, sem contar as máscaras ícones de Nápoles, que me proporcionaram a possibilidade de criar os quadros que dão vida ao ambiente” ressalta Cida Montagnér.

A GattoFiga é a primeira pizzaria napolitana no bairro de Mirandópolis e já se tornou parte da paisagem da região e ponto de encontro entre moradores de todas as idades durante as noites. “As pizzas seguem as receitas napolitanas e a massa é fermentada naturalmente, sem pressa, por até 72 horas, assadas em temperatura de 430° no nosso forno trazido da Itália especialmente para a GattoFiga. Utilizamos os melhores ingredientes, onde a base de nossa pizza é feita como azeite, a farinha e o tomate, Italianos. Nossos queijos são artesanais, comprados de pequenos produtores, da região de Cunha e da Serra das Antas”, declara Leite.

Calabresa

A pizzaria oferece em seu cardápio 17 sabores que tornam a experiência gastronômica na GattoFiga supreendente. Entre eles estão as clássicas Calabresa – feita com molho de tomate, fior di latte, calabresa artesanal, erva-doce e azeitona preta, além da Marguerita – com ingredientes italianos para o molho de tomate, fior di latte e manjericão. Outros sabores que compõem o cardápio são: 4 Fromaggi elaborada com quatro queijos e o delicioso molho de tomate italiano, fior di late artesanal e os premiadíssimos queijos da Serra das Antas: Taleggio, Grana Padano e o incrível Gorgonzola Dulce.

GattoVegano

A Funghi Trufado tem molho de tomate italiano, a deliciosa fior di late e uma receita feita na casa com cinco funghis: Shitake, Portobello, Paris e Shimeji preto e branco. Ao sair do forno, é regada com um aromático e saboroso azeite de trufas brancas Italiano. Para os veganos, a Gatto Vegano tem molho de tomate, tomatinho sweet grape confitado, alcachofra, alecrim, tomilho e azeitonas pretas.

Nas entradas o destaque vai para a Burrata Artesanal com tomatinhos confitados, nozes e molho pesto, acompanha crostini sabor alecrim, lemonpeper, alho e salvia ou parmesão; Bastoncinos que é uma massa de pizza com flor de sal, pimenta do reino, orégano e grana padano, acompanha Molho Pesto de Manjericão e Molho de Tomate Italiano. A Clementine é uma homenagem da GattoFiga à Vila Clementino. Uma deliciosa massa de crostini coberta com queijo mascarpone, linguiça Blumenau, azeitonas pretas, cebola roxa e grana padano. Finalizada com cebolinhas frescas.

Os vinhos, que inicialmente eram exclusivamente italianos, hoje tem carta diversificada com rótulos de países referência. “A carta de vinhos, além dos italianos ícone, que foram amplamente estudados por mim, hoje está diversificada em rótulos portugueses e brasileiros, além dos Italianos, especialmente selecionados para harmonizarem com o nosso cardápio” diz David Leite, sócio e gerente da Casa.

Destacam-se também os drinques clássicos e, principalmente, os autorais da casa, desenvolvidos por Davi Leite, entre eles os imperdíveis o “Rabo de Gatto” – uma releitura refinada do brasileiro “Rabo de Galo”, que é feito com Grappa, Vermouth e Xarope de Manjericão -, e a Cachaça Sour – com cachaça artesanal, limão, açúcar mascavo e espuma de gengibre.

Conexão com arte e história

Na arquitetura do aconchegante pizza bar, Nápoles é extremamente presente. A meia luz, com tijolinhos aparentes que harmonizam delicadamente com a decoração, com as plantas e flores, reportam o cliente à uma viagem à história e a arte de Nápoles.

No salão, destacam-se as máscaras do personagem Pulcinella, o símbolo mais conhecido do povo napolitano e que foram trazidas das viagens do casal à cidade. O personagem faz parte de um dos espetáculos mais conhecidos e tradicionais da Itália: a Commedia della Arte. O arlequino é famoso por usar máscara preta que possui um nariz grande e curvo, um chapéu com ponta e roupas brancas e largas, sem revelar a sua identidade.

A sua personalidade é sempre feliz e contagia. Segundo a tradição dos teatros, Pulcinella gostava de tocar instrumentos e tinha gosto em assar e degustar pizzas e segundo a lenda, tocar no seu nariz dá sorte: “Pulcinella é meio caipira e atrapalhado, mas é sempre alegre e bom astral, despretensioso, gosta de música e de pizza, um ícone que tem tudo a ver com o estilo GattoFiga”, explica Cida. O famoso Ocurniciello ou´ “Chifre Napoletano” item comum na maioria das casas e que faz parte da cultura de Nápoles também pode ser visto na casa: “Diz a lenda que o Ocurniciello dá sorte e afasta o mal olhado. Eles são obrigatoriamente vermelhos e são vistos como souvenirs em toda parte em Nápoles”, revela Cida.

E para relembrar o clima que une romantismo e descontração das pizzarias de Nápoles, velas nas mesas e o jazz como som ambiente proporcionam um clima de cinema, como nos filmes italianos. As mesas colocadas estrategicamente nas calçadas, são envoltas por árvores, flores e jardins que tornam o clima único e instagramável. Os clientes fazem questão de fotografar todos os cantinhos para postarem em suas redes sociais. Em dias mais frios, aquecedores e mantas esquentam os frequentadores.

Forno autêntico e energia limpa

Para garantir o melhor sabor e textura das pizzas, a casa importou da Itália um forno elétrico autêntico da Forno Izzo Scugnizzo Napoletano, com potência de assar em até 485 graus, garantindo que a massa fininha fique crocante. “A produção é com energia limpa, a chaminé não solta fuligem, apenas o cheiro delicioso das pizzas. É uma preocupação sustentável: não queimamos árvores e não poluímos”, revela Cida.

GattoFiga – o pulo da gata

O nome do pizza bar chama a atenção pela sonoridade italiana, mas, a história curiosa por trás dessa inspiração vem da família. O casal buscava o imóvel ideal para a concepção do negócio pela região há meses sem encontrar o que realmente tivesse a cara do negócio, que fosse acolhedor, charmoso, com arquitetura diferenciada e dentro do orçamento.

Um dia, passeando de carro pelo bairro, Edson parou em frente ao imóvel entre as ruas Luís Gois e das Rosas com a gata de estimação da família, a Gabi. “Estava voltando do veterinário com ela. Olhei para a casa que é bem antiga e pensei: ‘Aqui é o lugar certo”. Foi quando, do nada, a nossa gatinha deu um pulo de surpresa e um miado, que até me surpreendeu, deixando bem claro que ali era o lugar ideal e tão procurado. Pensei na hora: ‘Vou ligar, é sinal’. E deu certo”, revela Edson.

“GattoFiga é uma analogia ao “pulo da gata”. A gata Gabi foi o xodó da família e essa foi a forma que escolhemos para homenageá-la”, ressalta Cida.

GattoFiga: Rua Luis Góis, 1625 – São Paulo – Horário de atendimento: terça a domingo 18 às 23 horas. Delivery: terça a quinta: das 18h às 22h45; sexta e sábado: das 18h às 23h; domingo: das 18h às 22h45

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s