Chef Cecília Victorio ensina a preparar bolos com chocolate em três versões

Receitas com creme, calda e gotas são sugestões práticas para quem quer saborear chocolate em diferentes texturas

Que chocolate é uma delícia todo mundo sabe, inclusive a chef Cecília Victorio. Para quem adora esse doce feito com cacau, ela selecionou receitas onde ele aparece como protagonista para ser saboreado de diversas formas.

Para quem prefere um creme feito com chocolate, a chef indica o Bolo Bomba. Com massa à base de iogurte, ele já sai do forno com uma cobertura super cremosa feita com chocolate amargo derretido. A outra opção, o Bolo Cookie, é perfeito para os fãs do tradicional biscoito. Mais encorpada essa versão leva chocolate em pó na massa e gotas que derretem na boca, tanto no recheio, quanto na cobertura.

A última receita, o Bolo em Calda de Chocolate, além de muito prática, também surpreende, pois, quando o bolo é desinformado, já vem coberto com uma calda quente e perfumada.

Já escolheu qual das receitas você vai fazer? Conte para gente marque o Instagram @chefceciliavictorio.

Bolo Bomba

Ingredientes – Creme de Chocolate:
450ml de leite integral
2 gemas peneiradas
100g de açúcar refinado
40g de amido de milho
1 ½ colher de chá de essência de baunilha
75g de chocolate meio amargo picado
20g de chocolate em pó 50% cacau

Modo de preparo:
Coloque numa panela o leite, o leite condensado, o amido, o creme de leite, as gemas e a essência. Mexa com o fouê para homogeneizar todos os ingredientes. Leve em o fogo médio e após abrir fervura, cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo e adicione o chocolate picado e o cacau em pó e mexa até que fique um creme liso e brilhante. Coloque-o em um refratário e cubra com plástico filme para não criar película. Reserve.

Ingredientes – Massa:
3 ovos
130g de iogurte natural integral
65ml de leite integral
180g de açúcar refinado
125ml de óleo de milho
260g de farinha de trigo
15g de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata por 3 minutos na batedeira em velocidade alta os ovos inteiros, o iogurte, o leite, o açúcar e o óleo. Com a batedeira ligada, acrescente a farinha aos poucos e bata mais 2 minutos Pare de bater e adicione o fermento em pó e mexa com o fuê delicadamente sem bater. Espalhe a massa numa forma redonda de 24cm untada e enfarinhada. Coloque o recheio em um saco de confeiteiro e faça listras sobre a massa usando o recheio. Leve ao forno a 180ºC por 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e finalize colocando açúcar gelado sobre bolo.

Bolo Cookie

Ingredientes:
1 ovo médio
150g de açúcar refinado
65ml de óleo de milho
220g de farinha de trigo
65g de chocolate em pó 50% cacau
220ml de leite integral
17g de fermento em pó
150g de gotas de chocolate

Modo de preparo:
Coloque num bowl a farinha, o chocolate, o fermento e misture. Reserve. Coloque em um outro bowl o ovo inteiro e o açúcar. Bata bem com o fuê até obter uma mistura clara e fofa. Acrescente o óleo e mexa bem para agregá-los. Adicione a mistura da farinha feita acima intercalando com o leite e sempre mexendo com o fuê. Disponibilize uma forma com fundo falso para torta de 24cm x 5cm untada e enfarinhada. Coloque metade da massa na forma. Distribua uma parte das gotas de chocolate. Cubra com o restante da massa. Finalize distribuindo o restante das gotas de chocolate sobre toda massa. Leve para assar a 180°C por 45 minutos ou faça o teste do palito. Desenforme quando estiver fria.

Bolo em Calda de Chocolate

Ingredientes – Calda:
500 ml de água
370g de açúcar
50g de chocolate em pó

Modo de preparo:
E uma panela, coloque a água, o açúcar e o chocolate em pó. Leve em forno meio e ferva por 5 minutos formando uma calda. Desligue o fogo e reserve.

Ingredientes – Massa:
50g de manteiga
300g de açúcar
430g de farinha de trigo peneirada
30g de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ½ de leite integral
Manteiga para untar a forma

Modo de preparo:
Leve para bater na batedeira a manteiga e o açúcar por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado. Diminua a velocidade para o mínimo e acrescente alternadamente o leite, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó e bata por 1 minuto. Aumente a velocidade para o máximo e bata por mais 3 minutos. Distribua a massa por uma forma de buraco de 26 cm de diâmetro e 7 de altura. Despeje sobre a massa crua toda a calda. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por cerca de 45 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente e coloque em um prato mais fundo. Cuidado na hora de desenformar o bolo pois dentro da forma haverá muita calda quente.

Fonte: Chef Cecilia Vitório

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s