A importância de escolher bem os alimentos

A nutricionista mestre pelo Centro Universitário São Camilo Adriana Stavro tira algumas dúvidas sobre a importância de uma boa alimentação:

O primeiro grande passo para comer saudável é escolher uma dieta que consiga seguir à risca? Por isso é importante comer o que gosta?
Sim. Muitas pessoas acham que uma alimentação saudável significa mudar radicalmente sua dieta e desistir de todos os alimentos que gosta. Vamos pensar diferente. Melhorar a saúde pode ser tão fácil quanto mudar de pão branco para pão integral, adicionar uma colher de sopa de semente de linhaça moída no iogurte (um iogurte com menos açúcar e gordura e mais proteína), pedir seu café favorito com leite desnatado em vez de integral, comer frango ou peixe grelhado em vez de carne, comer massa com molho à base de tomate em vez de molho branco.
Fazer pequenas mudanças pode resultar em grandes resultados e benefícios.

Ter uma variedade de opções é importante para comer melhor?
Sim. Uma das razões pelas quais a variedade de alimentos é incluída nas recomendações é porque diferentes alimentos têm diferentes nutrientes. Pensar na variedade nas refeições é importante, pois pesquisas mostram que as pessoas comem mais vegetais quando eles diferem em aparência, sabor e textura.

Qual a importância de organizar o cardápio da semana? Isso ajuda a evitar comer besteira?
O planejamento das refeições é importante se você estiver cozinhando para você ou para uma família. Ao planejar com antecedência, você se alimenta melhor, economiza tempo e gasta menos dinheiro.
Sugestões:
=Comece tornando o planejamento das refeições um hábito.
=Tente reservar um tempo a cada semana para anotar suas ideias de cardápio (ou contrate um profissional qualificado para preparar isso para você) e fazer sua lista de compras.
=Pense nas suas refeições em torno de um prato saudável com vegetais, frutas, grãos integrais e alimentos proteicos.
=Assim que suas ideias de refeições estiverem prontas, verifique o que tem na geladeira e armários para ver o que ainda precisa comprar.

Pode eleger quatro dicas para comer melhor e explicar cada uma delas (podem ser dicas que você usa no dia a dia)?
-Escolha carboidratos ricos em fibras. Estes incluem pão, arroz, massas e cereais integrais. Eles contêm mais fibras que os carboidratos refinados e podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo.
-Coma muitas frutas e vegetais. É recomendável comer pelo menos 5 porções todos os dias. Eles são fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.
-Coma mais peixes. Os peixes mais gordurosos são ricos em ômega-3, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Estes incluem:salmão, truta, arenque, sardinhas
-Reduza a gordura saturada. O excesso de gordura saturada pode aumentar o colesterol, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.A gordura saturada é encontrada em muitos alimentos, como:cortes gordurosos de carne, salsichas, manteiga, bolos, biscoitos, banha, tortas
-Reduza o açúcar. O consumo regular de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar aumenta o risco de obesidade. Evite refrigerantes açucarados, cereais matinais açucarados, bolos, biscoitos, pastéis e pudins, doces e chocolate
-Diminua o consumo de sal. Comer muito sal pode aumentar sua pressão arterial. Pessoas hipertensas têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas ou ter um derrame.
-Não fique com sede. Você precisa beber líquidos para evitar desidratação. O ideal é beber 35ml por quilo de peso de água ao dia.

Fonte: Adriana Stavro é nutricionista mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School
Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s