Abóbora em quatro versões

Chef Paula Stephan destaca a versatilidade desse legume em receitas práticas

É temporada da abóbora e nada melhor do que aproveitar a variedade e benefícios desse legume adocicado, saboroso e muito versátil que possui poucos carboidratos, muitas fibras e poucas calorias, o que ajuda a promover a saciedade, controlar o peso e até a emagrecer.

Além disso, as abóboras proporcionam outros benefícios à saúde. Elas fortalecem o sistema imunológico, por serem ricas em vitamina A e C; ajudam a prevenir o câncer devido ao alto teor de betacaroteno que possuem e ainda fazem bem aos olhos por serem ricas em vitamina A e carotenoides.

Para aproveitar todo sabor e essas vantagens, a chef Paula Stephan criou quatro receitas práticas onde a abóbora aparece como entrada, prato principal e até petisco. Tem Nhoque com Manteiga de Sálvia, Bolinho de Abóbora com Linguiça, Purê de Moranga com Ragu de Carne e Abóbora Caramelizada. Confira:

Nhoque de Abóbora com Manteiga de Sálvia

Ingredientes:
1 abóbora japonesa cabutia pequena (o purê deve render aproximadamente 2 xícaras de chá)
1 xícara de chá de farinha de trigo (até dar o ponto)
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
Sal
2 colheres de manteiga
Folhas de sálvia

Preparo:
Corte as abóboras em tamanhos regulares. Cozinhe as abóboras no vapor, por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem bem macias ou asse-as em forno. Passe-as no amassador de batatas, e em seguida em uma peneira fina. Sobre uma superfície lisa coloque essa massa fina de abóbora. Vá agregando a farinha de trigo aos poucos e também o queijo, até dar o ponto de enrolar. Porcione a massa e enrole em formato de cilindro, aproximadamente na espessura de um dedo corte em tamanhos regulares. Já deixe do lado uma frigideira com um pouco de manteiga. Coloque os nhoques na frigideira com manteiga, doure de um lado e vire do outro. Adicione folhas de sálvia no final.
Tempo aproximado: 1h
Rendimento 4 porções

Purê de Moranga com Ragu de Carne

Ingredientes:
1 abóbora moranga pequena
2 colheres de manteiga sem sal
1 kg de músculo cortado em cubos grandes
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 tomates maduros
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara de vinho tinto seco
1 pimenta amarela pequena
Pimenta do reino
Páprica doce
Pimenta caiena
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
Azeite
Sal

Preparo:
Ragu – Coloque um fio de azeite em uma panela de pressão, refogue a cebola, alho, pimenta, tomates, extrato de tomates, adicione os cubos de carne, mexa bem e acrescente os condimentos como páprica, pimentas e sal. Mexa bem até os cubos de carne estarem bem envolvidos, então adicione o vinho, mexa, e aguarde ele reduzir, então cubra com água e tampe a panela.Assim que começar a pressão, conte 1 hora, destampe e deixe no fogo baixo por mais uns 40 minutos ou até a carne ficar no ponto de desfiar facilmente com um garfo. Purê de Moranga – Descasque a abóbora e corte em pedaços regulares. Forre uma assadeira com papel alumínio e passe manteiga. Disponha as abóboras, salpique sal e cubra com outra parte de papel alumínio untado com manteiga. Leve ao forno 170º C por aproximadamente uma hora ou até ficarem bem macias. Em seguida, passe no amassador de batatas e coloque em uma panela. Leve ao fogo, tempere com sal, vá mexendo sem parar para ela secar bem e no final adicione uma colher de manteiga sem sal gelada.
Tempo aproximado: 2h30
Rendimento: 4 porções

Abóbora Caramelizada

Ingredientes:
1/2 abóbora japonesa
3 colheres de açúcar
2 colheres de mel
1/2 pedaço de gengibre ralado
1 colher de manteiga
1/2 xícara de água

Preparo:
Corte as abóboras em tamanhos regulares. Em uma frigideira coloque a abóbora e todos os demais ingredientes. Reduza o fogo e fique acompanhando, virando sempre para caramelizar de todos os lados.

Tempo aproximado 8 minutos
Rendimento: 3 porções

Bolinho de Abóbora com Linguiça Toscana

Ingredientes

Bolinho
1/2 abóbora japonesa cozida no vapor
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto
pimenta a gosto
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de queijo parmesão

Recheio
2 gomos de linguiça toscana
1 alho picado
salsinha picada
azeite a gosto

Empanado
2 xícaras (chá) de farinha panko
1 ovo inteiro
óleo para fritar

Modo de preparo

Bolinho
Cozinhe a abóbora no vapor com sal e o açúcar até ficar macia, por cerca de 20 minutos. Amasse com o garfo. Adicione o queijo, a manteiga e a pimenta. Acrescente a farinha e o amido mexendo até incorporar. Leve para geladeira até esfriar bem.

Recheio
Retire a pele da linguiça e desmanche com um garfo. Em uma panela, aqueça um fio de azeite, adicione a cebola e o alho. Coloque a linguiça e refogue com salsinha picada.

Empanado
Separe a massa em porções. Abra uma a uma, recheie e feche fazendo um bolinho. Passe no ovo batido e na farinha panko. Depois, em uma panela com óleo quente, frite os bolinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s