Aprenda a fazer treino de apenas 12 minutos de exercício diário em casa

Uma das maiores causas do sedentarismo nos dias atuais é a falta de tempo na agenda para a prática de exercícios físicos. Ajustar a rotina, as tarefas e o trabalho para encaixar a prática de uma atividade física parece algo distante para a maioria dos brasileiros, mas como já diz o personal trainer Giulliano Esperança: ” O seu resultado é a soma das suas prioridades”.

A prática de exercício físico ajuda a manter a saúde mental equilibrada, manter o condicionamento físico e sair do sedentarismo. E em tempos de rotina sobrecarregada isso acaba sendo essencial para o nosso bem-estar.

Pensando nisso Esperança, que é diretor técnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, criou o Storm 12, uma prática que é ajustável a qualquer agenda. Faça onde estiver, seja em casa ou viajando e tenha mais tempo para realizar as suas tarefas diárias.

Quando pensar em exercício, devemos levar em consideração os parâmetros para uma prática segura e que não exponha a saúde aos agentes invasores. De acordo com um dos maiores pesquisadores em ciência do exercício e saúde, professor e médico norte-americano David Nieman, os exercícios com foco em melhora do sistema imunológico devem ter uma duração menor que 60 minutos, assim como uma intensidade menor que 60% do V02 máximo.

VO2 máximo (volume de oxigênio máximo) corresponde ao volume de oxigênio consumido pela pessoa durante a realização de uma atividade física aeróbica, como a corrida, por exemplo, sendo frequentemente usado para avaliar o condicionamento físico de um atleta, já que representa da melhor forma a capacidade aeróbica de uma pessoa.

Ainda de acordo com as pesquisas, é evidente que treinos mais leves e moderados, favorecem a melhora no sistema imunológico. Abaixo seguem três exercícios que podem ser feitos em casa.

Freepik

1- Agachamento livre
Realize 3 séries de 6 a 10 repetições. Não é preciso descer muito, principalmente quem não tem flexibilidade. É um movimento natural, fazemos ele toda a vez que sentamos, seja na cadeira, um importante gesto que deve ser treinado para a qualidade de vida.

Foto: Skimble

2- Flexão de braço na parede
Há vários casos de sucesso na prática profissional do personal Giulliano, de pessoas que fazem a flexão na parede e melhoram a sua composição corporal, força e condicionamento físico. Realize 3 séries de 5 a 10 repetições e lembre de manter o abdômen contraído.

iStock

3- Prancha
O melhor exercício para abdômen, e que pode ser realizado na parede para os iniciantes e no solo pelos mais avançados. Três séries de 15 a 45 segundos, vão atender a necessidade de uma grande parte de pessoas que precisam melhorar o seu core abdominal. É uma sequência que pode ser realizada diariamente como um meio para você melhorar a sua saúde.

Fonte: Giulliano Esperança é personal trainner e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP, Bacharel em Educação Física Unesp/Rio Claro, Especialistas em Fisiologia do Exercício Unifesp/SP, Especialista em Marketing – Madia Marketing School, Master Coach Sociedade Latino Americana de Coaching, Diretor técnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s