Experimente alimentos com os cinco gostos básicos do paladar humano

Reconhecer os gostos pode estimular a percepção gustativa e proporcionar novas sensações por meio dos alimentos

A descoberta de novos gostos e texturas por meio da alimentação é atrativo para muitas pessoas que buscam experiências gastronômicas prazerosas. Para a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, disseminar o conhecimento dos cinco gostos básicos do paladar também é despertar a consciência sobre a alimentação.

“A nossa língua possui papilas gustativas por toda parte, responsáveis por detectarem e diferenciarem os cinco gostos, visto que em cada parte manifesta-se um receptor sensorial diferente. Perceber os alimentos e as sensações é de suma importância para adotar uma alimentação mais saudável”, explica Mariana.

Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

A seguir, a especialista apresenta os alimentos com os gostos doce, azedo, salgado, amargo e umami.

Jan Vašek/Pixabay

Doce
Os alimentos doces são fonte de energia e de carboidratos. Esse gosto é facilmente encontrado em frutas, vegetais, cereais, mel, chocolate, leite e derivados. Alimentos ricos em amido também proporcionam o gosto doce, como: arroz, batata, macarrão, feijão, ervilhas, farinha e amido de milho.

Shutterbug75/Pixabay

Azedo
Alimentos azedos são fontes importantes de vitaminas e minerais e estão presentes em frutas cítricas como o limão, abacaxi morango e demais frutas vermelhas.

Pinterest

Salgado
O gosto salgado está presente em alimentos que possuem o sódio de forma natural como carne, peixe, ovos, queijos e vegetais, além de alimentos fermentados como o molho shoyu e a pasta de missô. São ricos em minerais e contribuem para o amplo funcionamento do sistema nervoso central e para a saúde em geral.

Djedj/Pixabay

Amargo
O amargo dos alimentos é normalmente encontrado em vegetais como rúcula, almeirão, alcachofra, quiabo, nabo, chicória, berinjela e alcaparra. Importantes para a digestão, pois estimulam a produção de enzimas e consequentemente o fluxo biliar.

Umami
O quinto gosto do paladar humano é o umami, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda e reconhecido cientificamente no ano 2000. Alimentos ricos em umami proporcionam o aumento da salivação e prolongamento do sabor e podem ser encontrados em carnes, peixes e frutos do mar, cogumelos, ovos, vegetais, legumes, aspargos, leite, queijos e chá verde.

Fonte: Portal Umami

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s