O potencial terapêutico dos chás para tratar insônia

A insônia é uma condição de quantidade e ou qualidade insatisfatória do sono, que persiste por um período considerável, incluindo dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo e despertar precoce.

O sono é uma das necessidades humanas mais básicas e qualquer alteração em seu curso natural pode causar problemas de saúde, pois ele tem papel importante na restauração da energia cerebral, saúde física e mental culminando em uma sensação de bem-estar diurno.

Estudos mostraram que dormir o suficiente tem um risco menor de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade. A desordem da estrutura do sono, mesmo em uma única semana, expõe as pessoas ao risco de doenças, especialmente hipertensão, distúrbios endócrinos, especialmente diabetes e problemas imunológicos. A continuação do sono anormal (insônia crônica) leva a distúrbios cognitivos-comportamentais, redução do pensamento criativo, menor aprendizado, déficit de memória, dificuldade de tomada de decisões e menor interação social.

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, causas mais comuns de insônia incluem dor, uso de medicamentos, estresse, ansiedade e depressão.Ansiedade, estresse, depressão e insônia costumam exacerbar-se mutuamente. Pessoas com insônia podem sentir mais ansiedade, estresse, depressão por não dormir, e não dormir por sentir ansiedade, estresse, depressão. Sem contar que a falta de sono pode levar a sentimentos intensificados de nervosismo, irritabilidade e inquietação.

Lembre-se, que um bom sono começa com boas práticas e hábitos de vida diários. Evitar café, alguns tipos de chá (preto, verde) e chocolate por conter cafeína após as 14h00, assim como álcool à noite, já que as desvantagens incluem ir ao banheiro e interrupções nos estágios mais profundos do sono, é importante.No entanto, para alguns, isso não é suficiente.Por isso se você precisar de uma ajudinha extra, considere estas 5 ervas terapêuticas para ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Camomila: uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada para tratar problemas, incluindo insônia, depressão, estresse e ansiedade. Ela é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante, uma vez que se liga aos receptores GABA no cérebro.É possível usá-la de algumas maneiras:
-Flores de camomila secas para fazer chá em infusão
-Saquinhos de chá preparados e vendidos
-Óleo essencial
-Tintura

Ginger

Valeriana (Valeriana officinalis) – tem sido utilizada como um tratamento natural para ajudar a melhorar o sono, promover relaxamento e reduzir a ansiedade. A raiz de valeriana contém vários compostos que incluem ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que parecem ter propriedades sedativas e estimulantes do sono. Estes ativos também têm recebido atenção por sua interação com o ácido gama-aminobutírico (GABA), um mensageiro químico que ajuda a regular os impulsos nervosos no cérebro.

Passiflora – também conhecida como Passiflora incarnata, é um sedativo à base de plantas, utilizado para o tratamento da ansiedade e popular auxiliar nos distúrbios do sono. Estudos sugerem que o chá atua aumentando o ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, aminoácido que reduz a atividade no sistema nervoso central, o que resulta em relaxamento, melhora do humor e do sono, diminui ansiedade, depressão e estresse.

Lavanda – poucas pessoas sabem que podem beber um chá de lavanda, para uma rotina noturna mais relaxante com efeito benéfico na insônia e depressão. Você pode usar lavanda das seguintes maneiras:
-Coloque algumas gotas de óleo essencial a um difusor em seu quarto
-Massageie óleo essencial na testa, mãos e em volta do nariz
-Coloque algumas gotas de óleo essencial em seu travesseiro
-Use lavanda seca para fazer chá

Erva-cidreira – também conhecida como Melissa officinalis, é um membro da família da hortelã e tem um cheiro ligeiramente adocicado e cítrico. As formas mais comuns da erva são o chá e o óleo essencial. Historicamente tem sido usada como um medicamento antiviral, antibacteriano e para alívio dos sintomas de ansiedade, depressão, insônia, melhora do humor, função cognitiva e da qualidade do sono.

Chá de erva-cidreira

Foto: Rickyy Sanne/Morguefile

Ingredientes
• 1 colher de sopa da erva (em média 5g) ou um saquinho de chá
• 1 xícara (250ml) de água quente

Modo de preparo:
Esquente a água até formar pequenas bolhas (o ideal é não ferver). Coloque a erva, feche a caneca e aguarde 10 minutos. Coe ou retire o saquinho da água. Beba em seguida.

Dosagem: beba uma xícara (250ml), à noite, 30 minutos antes de deitar-se.

Fonte: Adriana Stavro é nutricionista mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School
Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s