Café da manhã é essencial para controle glicêmico no diabetes

O tradicional conselho sobre a importância de alimentar-se bem e de forma balanceada ainda nas primeiras horas após acordar é uma dica especialmente relevante quando se trata de pessoas com diabetes. O café da manhã tem papel fundamental no controle de glicemia no sangue, independentemente se há prescrição de um tratamento medicamentoso ou não.

O motivo, segundo a nutricionista do Centro Médico de Especialidades do Hospital Edmundo Vasconcelos Isadora Kaba Gomes, é que um café da manhã saudável implica menor probabilidade de busca por alimentos mais calóricos e gordurosos ao longo do dia. “Quando o diabético não se alimenta bem pela manhã, fica mais suscetível a consumir alimentos ricos em açúcares e farinhas refinadas durante o dia. Ou seja, algo que colabora de modo inadequado para o quadro da glicemia”, conta.

Outro fator que torna a primeira refeição do dia essencial à saúde deste público é a prevenção de hipoglicemia, principalmente em pacientes que fazem uso de insulina ou outros medicamentos para controlar o diabetes. A condição é caracterizada pela queda da taxa de açúcar no sangue e pode ocasionar tontura, palidez e confusão mental. “Dependendo da ingesta de alimentos realizada e principalmente do fato de haver prolongamento do jejum, esse risco fica maior”, explica a especialista.

A nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos recomenda que as escolhas do cardápio para que o café da manhã seja saudável e balanceado contenham opções como leite semidesnatado e iogurte desnatado; frutas como banana, morango e mamão; e fibras, na forma de pão ou torradas integrais. “É válido que essas opções respeitem a individualidade de cada um e que sejam sugeridas por um especialista”, reforça.

Sugestões de cardápio:

Foto meramente ilustrativa: Virtual Saúde

Opção 1:
100 ml de leite semidesnatado + 50ml de café coado
1 fatia de pão 100% integral na chapa + 1 fatia média de queijo branco
½ mamão papaia + 1 colher (sopa) de semente de chia

Opção 2:
200ml de água de coco
2 torradas integrais + 2 colheres (sopa) de cottage temperado
3 colheres (sopa) de abacate ou avocado

Fonte: Hospital Edmundo Vasconcelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s