Práticas que contribuem para o desenvolvimento do amor próprio e autocuidado

Entender como aumentar a autoestima é muito importante para garantir bem-estar e qualidade de vida. No entanto, em meio à correria do dia a dia, dificilmente colocamos o nosso autocuidado em primeiro lugar. Apesar de não existir uma fórmula mágica para elevar a autoestima, manter hábitos que gerem esse cuidado consigo mesmo são fundamentais para homens e mulheres.

Diante deste cenário, a UAUBox , beautytech que une tecnologia ao mercado da beleza, elenca algumas dicas simples que podem ser adaptadas à rotina do dia a dia para que, com leveza, as pessoas consigam priorizar o seu bem-estar, além de cultivar o seu amor próprio.

Getty Images/iStockphoto

1 – Consciência
Viver com consciência significa saber claramente tudo o que diz respeito a nossas ações, nossos propósitos, valores e objetivos. Quando estamos conscientes de nossos pensamentos e comportamentos, podemos avaliar nossas ações. Quanto menos conhecimento temos de nós mesmos, menos livres somos. E isso é importante para a autoestima porque estar ciente da nossa realidade nos permite agir para mudar a única coisa que temos controle: nós mesmos neste exato momento. Refletir sobre quem somos e quem podemos nos tornar, é o primeiro passo em busca da autoestima genuína.

2 – Autoaceitação
Muito provavelmente é o pilar mais difícil de colocar em prática, pois, todos temos algo que gostaríamos de mudar, seja algo relacionado a si mesmo ou algo que aconteceu no passado. É preciso transformar a insatisfação em motivação para mudarmos. A autoaceitação consiste em se compreender, se perdoar e seguir em frente.

3 – Autorresponsabilidade
Ser vítima da sua própria vida é um comportamento de autossabotagem, nossas próprias ações são a única coisa sob nosso controle, e por isso, a chave para mudanças. Para ter mais autoestima é preciso ser responsável pela própria vida, trazer a responsabilidade para si e correr atrás do que nos faz bem.

4 – Autoconfiança
A insegurança está totalmente relacionada a não conhecer suas habilidades e autoconfiança a conhecê-las a fundo. Quem não tem autoestima precisa consultar a opinião do outro sobre suas forças. Autoconfiança é descobrir aquilo que você faz bem, treinar para se sentir confiante de verdade e reconhecer quando executa bem aquilo que se propôs a fazer.

Foto: August De Richelieu/Pexels

5 – Autorrespeito
Se respeitar é olhar para si mesmo com carinho e dedicação. É acreditar em si e se colocar em primeiro lugar, ao invés de se anular. Tem a ver com ouvir o que é importante para você mesmo e respeitar aquilo que ouviu. É saber dizer não quando a vontade é de não, e dizer sim quando realmente é for sim. Quando nosso comportamento está constantemente alinhado com nossos valores, adquirimos autoestima, pois podemos confiar em nós mesmos para cuidar de nossas necessidades e desejos.

6 – Autocomprometimento
Comprometer-se consigo mesmo, assim como quando nos comprometemos com quem é importante para nós. Essa é uma qualidade fundamental para que possamos alcançar nossos objetivos. É quando criamos o hábito de executar aquilo que nos propomos e quando desenvolvemos a habilidade de nos amar antes de tudo.

Fonte: UAUBox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s