Natal 2021: cinco dicas para promover a solidariedade e realizar doações

O mês de dezembro e a proximidade do Natal acendem, na maioria das pessoas, o espírito natalino. É uma época de união, amor, felicidade, generosidade e solidariedade, e o ato de doar e receber se torna mais incentivado e comum. Pensando em ajudar quem deseja aproveitar o período e o espírito natalino para realizar doações, o Instituto Devolver lista 5 dicas.

Tenha o desejo genuíno de ajudar
O primeiro passo é entender como os seus gestos e ações, por mais simples que pareçam, podem melhorar a vida das pessoas de alguma maneira. Faça com que o desejo de ajudar o próximo se torne algo cada vez mais comum e genuíno para você. Não se deixe mover pelo simples desejo de se promover, provar algo para outras pessoas ou simplesmente postar nas suas redes sociais. Perceba que não há nenhum problema em mostrar as doações que faz – isso pode até incentivar outras pessoas -, porém, não permita que a autopromoção seja o seu principal objetivo.

Seja um doador de sangue
Doar sangue pode até parecer algo simples, porém, é extremamente importante e significativo. Na maior parte do tempo, os bancos de sangue enfrentam baixas devido à pouca adesão, e isso pode custar a vida de muitas pessoas. Aproveite o espírito natalino e vá até o posto de coleta mais próximo, consulte os requisitos para se tornar doador e, se for aprovado, faça a sua contribuição!

Abrace causas que façam sentido para você
Conforme já foi observado, praticar a solidariedade e a doação de maneira genuína é essencial. Por isso, pesquise e busque causas que realmente façam sentido para você: se a sua preocupação maior no momento são os animais de rua, por exemplo, procure ONGs e projetos voltados para esta causa específica. Existem diversos setores precisando de ajuda, desde pessoas em situação de rua, até idosos, crianças e mulheres vítimas de violência – dificilmente uma única pessoa consegue se dedicar a todos de uma única vez, então, veja qual melhor te representa e dê o primeiro passo.

Ajude projetos sociais e ONGs
Caso queira doar, mas não sabe como e nem para quem, os projetos sociais e ONGs são excelentes alternativas. O Instituto Devolver, por exemplo, realiza o E-Commerce Social, criado para dar transparência ao doador, por meio de uma lista de necessidades das instituições certificadas. Desde a sua fundação, em 2018, já foram arrecadados mais de R$ 1,5 milhão em doações, valor revertido em cestas básicas, material de higiene e limpeza e material escolar às crianças, jovens e famílias das casas certificadas. Para doar, basta acessar o site , escolher o produto e/ou instituição e finalizar a ‘compra’. O instituto se responsabiliza pela entrega e envia o comprovante ao comprador.

Pratique o autocuidado!
Por último, mas não menos importante, para que você consiga perpetuar esse espírito natalino e ajudar as pessoas necessitadas sempre, é necessário que continue bem, com saúde física e mental. Por isso, lembre-se de se cuidar, se ajudar e se amar em primeiro lugar. Apenas dessa forma você terá energia o suficiente para fazer brotar muitos frutos na sua vida e, consequentemente, das pessoas à sua volta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s