Natal: três dicas principais para não exagerar nas ceias

Nutricionista fala sobre o equilíbrio entre o prazer de comer e a manutenção do corpo

Junto com as festividades de final de ano, existe a preocupação com a famosa compensação de calorias. Então, como resolver o dilema de aproveitar as comidas das ceias sem comprometer a dieta? O nutricionista Carlos Raiol , membro da Doctoralia, dá dicas de como aproveitar o Natal sem exageros e preocupações.

“Preparação” do corpo?

Se você está planejando reduzir a quantidade de calorias que consome diariamente pensando em “compensar” na ceia de Natal, pare agora mesmo. Isso porque, caso você faça isso, sua fome pode ficar descontrolada, e o corpo, em um mecanismo de sobrevivência, irá exigir maior quantidades de comida que, normalmente seria desnecessária para manter a saciedade.

Além disso, sua estratégia pode resultar em algo completamente oposto do esperado. “Quando fazemos uma redução muito específica e rápida da célula de gordura, nosso corpo acaba interpretando isso como uma situação de estresse e, assim, realiza um processo chamado de remodelamento da matriz extracelular. No momento em que o corpo perceber que pode preencher novamente as células de gordura, irá criar mais células para tentar manter o equilíbrio e evitar essas situações de estresse”, explica o nutricionista.

A consequência disso? O aumento da captação de glicose por essas células de gordura e um cenário muito favorável para o ganho de peso novamente.

Mas como evitar os exageros e manter a dieta?

A vontade de “se empanturrar” em festividades é mais um comportamento do ser humano do que uma necessidade fisiológica em si, afirma o especialista. “O aspecto social da ceia de Natal e o prazer de comer não devem ser restringidos ou evitados, pois faz parte da cultura em que nós estamos. E, por serem momentos eventuais, uma exceção à rotina, uma quantidade maior de alimentos em uma noite não afetará o que foi feito durante o ano”. Por isso, está liberado comer sem culpa.

Se a preocupação com o peso ainda for muito forte, o nutricionista dá algumas dicas:

Não pule refeições tentando prever as calorias que pretende comer na ceia, isso provavelmente só te deixará com mais fome e menos seletivo aos alimentos;

Dê uma boa olhada na mesa antes de decidir o que comer, só escolha o que você realmente deseja e não apenas porque está disponível;

Foto: Envato Elements

Coma em pequenas quantidades para dar tempo de sentir a saciedade, se o desejo de comer for maior, continue se servindo de pequenas porções até ficar satisfeito.

Fonte: Doctoralia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s