5 coquetéis energéticos para manter o pique em dezembro

Confira como preparar cinco drinques refrescantes feitos com café para dar aquela forcinha extra nos dias corridos de fim de ano

Nem bem passou a Black Friday e a corrida pelos achados mais em conta, chegou dezembro, mês mais agitado do ano, com festas de Natal e réveillon, confraternizações, eventos com amigos, montagem da árvore, compra de presentes e, ufa, aquela viagem tão esperada. Haja energia para tanta função.

Um truque para turbinar o nosso mood e o metabolismo de um jeito gostoso: preparando drinques com café, geladinhos e refrescantes. Confira abaixo cinco receitas para fazer em casa:

Cold Brew Negroni

Foto: Tim Nusog

Ingredientes
Em vez de adicionar café como ingrediente, Pam Wiznitzer, bartender do Seamstress, de Nova York, faz infusão de café no Campari. Uma vez armada desta deliciosa dica, você pode fazer um Boulevardier ou outra bebida com o licor, mas o clássico Negroni é o melhor caminho a seguir. Esta é uma versão com cafeína e um pouco mais rica do clássico drinque, que você pode começar a beber no brunch para seguir ligada o dia inteiro.

Ingredientes
30 ml de Campari com infusão de café gelado
30 ml de gim
30 ml de vermute doce

Modo de preparo
Adicione o Campari com infusão de café gelado, gim e vermute doce em uma coqueteleira com gelo e mexa até esfriar bem. Coe em um copo e derrame sobre um grande cubo de gelo. Enfeite com uma casca de laranja. Para fazer infusão de café gelado no Campari: encha um frasco de Mason ou recipiente semelhante até a metade com borra de café e despeje o Campari para encher o frasco até o fim. Deixe em infusão por pelo menos 10 minutos ou durante a noite e, em seguida, coe o café com um filtro de café comum.

Night Cap

Foto: Daniel Moik

Desconsidere o nome desta bebida: as medidas de café gelado que ela contém podem te manter acordado ou acordada bem depois da hora de dormir. Um Rum & Tonic reforçado, este coquetel adiciona ao cold brew mais um pouco de maple sirup e raspas de laranja à mistura, resultando em uma bebida efervescente inspirada no intrigante componente do café.

Ingredientes
60 ml de rum Goslings Gold Seal
60 ml de café frio
15 ml de Maple Sirup
Raspas de 1 laranja
1 pitada de Angostura
Água tônica San Pellegrino

Modo de preparo
Adicione o rum, a bebida gelada, o maple sirup, as raspas de laranja e os bitters em uma coqueteleira com gelo e agite bem. Coe em um copo alto sobre cubos de gelo grandes. Cubra com a tônica e mexa delicadamente. Enfeite com uma casca de laranja.

Death By Morning

Absinto com sabor de anis e menta Branca Menta são a âncora deste coquetel, que pede licor de café e também uma dose completa de café expresso, além de um pouco de açúcar demerara e uma pitada de bitters de Angostura. A bebida amarga, mentolada e herbácea resultante é uma mistura estimulante e ao mesmo tempo elegante.

Ingredientes
22 ml absinto Vieux Pontarlier
15 ml de Branca Menta
15 ml de licor de café
45 ml de café expresso
1 colher bailarina de açúcar demerara
1 pitada de Angostura
1 pitada de sal marinho grosso
1 torção de laranja

Modo de preparo
Adicione o absinto Vieux Pontarlier, Branca Menta, licor de café, espresso (ou concentrado frio), açúcar demerara, bitters de Angostura e sal marinho em uma coqueteleira com gelo e agite bem. Coe duas vezes em um copo Nick & Nora. Extraia o óleo de uma torção laranja sobre o vidro e descarte. Decore com um raminho de hortelã.

Express Y’a self!

Foto: Todd Coleman

Bartenders em todos os lugares estão reproduzindo o Espresso Martini, fazendo melhorias em relação ao original, e este coquetel é um excelente exemplo. É uma versão mais rica, suave com uma base de agave, empregando tequila, mezcal, licor de café fresco, bem como a própria bebida gelada, néctar de agave, extrato de baunilha e uma combinação de bitters. O enfeite com glitter comestível é festivo, mas opcional – os sabores desta bebida brilham por conta própria.

Ingredientes
45 ml tequila silver
30 ml de licor de café fresco
15 ml de mezcal
30 ml de café frio
15 ml de néctar de agave
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá bitter de chocolate mexicano Hella
1 colher de chá de Scrappy’s Firewater bitter

Modo de preparo
Adicione a tequila, o licor de café, o mezcal, o café frio, o néctar de agave, o extrato de baunilha, o bitter de chocolate e o bitter de aguardente em uma coqueteleira com gelo e agite bem. Coe em uma taça cupê. Enfeite com glitter comestível preto, verde e vermelho

Carajillo 43

Cold Carajillo served with a coffee base and sweet and aromatic Spanish liqueur.

A união do mítico Licor 43 com café espresso é a fórmula do Carajillo 43, o drinque mais visto em 2020 na versão brasileira do Difford’s Guide, um guia para amantes da coquetelaria consultado por bartenders do mundo todo.

Ingredientes
3 pedras de gelo em um copo baixo
50 ml de Licor 43
50 ml de café espresso

Modo de preparo
Para prepará-lo, coloque tudo em um copo baixo. Misture todos os ingredientes e complete com mais gelo. Para a versão batida, basta adicionar todos os ingredientes em uma coqueteleira e bater vigorosamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s