Cor do verão: cinco receitas para acelerar o bronzeado perfeito e saudável

Confira as dicas de pratos rápidos e de fácil execução, capazes de potencializar o tom do bronze na pele

O verão e as altas temperaturas aumentam as chances de garantir o tom dourado típico da época. Mas são necessários alguns cuidados, pois não é indicado, por exemplo, expor a pele diretamente ao sol e aos raios ultravioletas. A estação exige cuidados especiais, como a hidratação constante e a proteção solar. Para estimular e manter o bronzeado ideal por mais tempo, sem arriscar a saúde da pele, é indicado priorizar alguns alimentos capazes de proteger o organismo e garantir a tão sonhada cor de verão.

O que consumir?

A ingestão de alimentos que contêm carotenoides, ou seja, substâncias que dão origem ao betacaroteno, é ideal para quem planeja aproveitar o verão e o sol. O antioxidante atua na pigmentação da pele e auxilia a combater os radicais livres, além de amenizar doenças cutâneas. “O betacaroteno contribui para a produção de melanina, responsável por dar coloração à pele e ainda protege a derme dos raios solares (UVA e UVB)”, explica a nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Dra. Karla Maciel.

Além das popularmente conhecidas raízes de cenoura e beterraba, outros alimentos também contribuem para o bronzeado. São eles: acerola, manga, abóbora, mamão, espinafre, brócolis, agrião, rúcula e couve. “Priorize os alimentos de cores vibrantes amarelo-alaranjado e verde escuro. Outra dica importante: combine esses ingredientes com alimentos ricos em vitamina C como mix de sementes e frutas, e berries”, complementa a consultora da Jasmine.

Uma alimentação saudável contribui para a manutenção do bronzeamento, mas cabe destacar que não cumpre essa função sozinha. “Não existe um consenso sobre a quantidade específica para consumo. Indico ingerir esses alimentos diariamente com uma porção nas três refeições principais para manter uma reserva natural de betacarotenos e antioxidantes e, assim, garantir um bronzeado saudável, bonito e duradouro”, finaliza Karla.

Confira 5 receitas para garantir “aquele” bronze

Salada de quinoa orgânica com beterraba

Ingredientes:
1 xícara de Quinoa Orgânica Jasmine
Beterraba cozida cortada em cubos
½ alho-poró
1 maçã
Azeite
Sal e salsinha a gosto para temperar.

Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa na água até ficar macia. Refogue o alho-poró com um fio de azeite em uma frigideira e desligue o fogo. Adicione a maçã e a beterraba. Misture todos os ingredientes e adicione sal e salsinha a gosto.

Hambúrguer vegano de beterraba e arroz integral

Ingredientes:
3 beterrabas médias com casca
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa sem casca cortada em cubos
½ colher (chá) de Sal Atlantis Jasmine
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 ½ xícara (chá) de feijão-preto ou roxinho cozido
1 xícara (chá) de Arroz Integral Jasmine cozido
2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
Pimenta-do-reino moída na hora
1/2 xícara (chá) de água.

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite e adicione a beterraba ralada. Deixe dourar um pouco e adicione a água. Quando secar, coloque o vinagre, o sal e a pimenta. Reserve. Amasse o feijão e misture com o arroz integral e a beterraba. Acrescente a salsinha e acerte o sal e a pimenta. Molde os hambúrgueres e leve à geladeira por uma hora. Regue um fio de azeite na frigideira e grelhe rapidamente o hambúrguer. Para dar um sabor mais especial ao lanche, espalhe um pouco de Tahine Jasmine no pão e acrescente folhas frescas, polvilhadas com pimenta-do-reino, sal e azeite de oliva extravirgem.

Risoto de abóbora com cenouras e couve-flor caramelizadas

Ingredientes do risoto:
300 g de arroz de risoto
700 g de abóbora moranga (sem sementes)
4 dentes de alho
1 cebola média
5 colheres (sopa) de azeite
1 pedaço pequeno de gengibre fresco ralado
1L de caldo de vegetais (preferencialmente feito em casa)
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta em pó
2-3 galhos de manjericão
150 g de queijo de cabra ou outro queijo favorito
1 colher de Ativo Fibras Jasmine.

Ingredientes couve-flor e minicenouras:
1 couve-flor pequena
200 g de minicenouras (ou cenouras regulares cortadas)
Azeite de oliva
1 pitada de páprica doce
Pimenta-do-reino moída na hora
1 pitada de Gergelim Jasmine
1 pitada de Linhaça Marrom Jasmine
2 colheres (sopa) de Calda de Agave Jasmine
Sal Atlantis Jasmine a gosto.

Modo de preparo do risoto de abóbora:
Remova a pele e as sementes da abóbora e corte em pequenos quadrados. Pique a cebola e o alho, refogue com o azeite até ficar translúcido. Adicione o arroz de risoto e os pedaços de abóbora e refogue por 2 minutos. Depois, regue com um pouco de caldo de vegetais e mexa novamente. Quando o caldo for absorvido, adicione mais caldo. Repita esse processo até que o arroz esteja macio – mexa com frequência e adicione a noz-moscada, o gengibre, a pimenta-em-pó e o Ativo Fibras enquanto isso. Adicione o manjericão quase no final. Rale o queijo e misture ao risoto.

Modo de preparo da couve-flor torrada e mini cenouras:
Preaqueça o forno a 220° C. Misture um pouco de azeite com a páprica, o sal marinho, a pimenta, o gergelim e a linhaça. Coloque os vegetais e deixe marinar. Coloque tudo em uma assadeira coberta com papel alumínio e asse por 15-20 min até ficarem dourados. Espalhe a calda de agave um pouco antes de retirar do forno e volte por mais 3 minutos.

Crepe de quinoa com frango ao creme de espinafre

Ingredientes da massa
3 copos de bebida vegetal Biov de Arroz Jasmine
3 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Integral Jasmine
1 xícara (chá) de Quinoa Real em Flocos Jasmine
6 ovos
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
Sal Atlantis Jasmine a gosto.

Ingredientes do recheio
2 peitos de frango
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/3 de 1 maço de espinafre com os talos
2 xícaras (chá) de bebida vegetal Biov de Arroz Jasmine
3 colheres (sopa) de Quinoa Real em Flocos Jasmine
Sal Atlantis Jasmine e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo:

Da massa
Coloque no liquidificador o Biov, a farinha de trigo, os flocos de Quinoa Real, os ovos, o óleo vegetal e o sal. Bata até obter uma massa lisa. Aqueça uma frigideira untada e coloque um pouco de massa, virando a frigideira em círculos, até a massa ficar bem distribuída. Leve ao fogo, e quando soltar de um lado, vire e cozinhe do outro lado. Repita a operação até finalizar a massa. Reserve.

Do recheio
Numa frigideira, doure a cebola no óleo, junte o frango picado e temperado com sal. Quando a carne ficar branca, adicione o espinafre picado com o talo e refogue por 5 minutos. Em seguida, acrescente o leite e os flocos de quinoa e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, até obter um creme. Acerte o sal, se necessário. Recheie os crepes com o frango ao creme de espinafre e sirva com molho de tomate. Se preferir, disponha os crepes lado a lado numa assadeira refratária, regue com molho branco e leve ao forno.

Chia pudding com manga

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite de coco
2 colheres (sopa) de sementes de chia
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Gotas de stévia ou adoçante de preferência (opcional)
Cubos de manga rosa.

Modo de Preparo:
Coloque a chia dentro de um pote com o leite de coco. Deixe descansar na geladeira por 6 horas ou até inchar e virar uma mousse cremoso. Misture bem, coloque em um recipiente de sua preferência para servir. Corte a manga em cubos e coloque por cima.

Fonte: Jasmine Alimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s