A osteoporose e os impactos da doença na saúde bucal na população da terceira idade

Osteoporose diminui a densidade óssea em todo o corpo e fixação dos dentes na mandíbula pode ficar comprometida

Ligada ao envelhecimento, a osteoporose é uma doença silenciosa que afeta todo o corpo de forma progressiva e é caracterizada pela diminuição da massa óssea. Nas mulheres, a doença é causada pela ausência do hormônio feminino estrógeno, responsável pela proteção dos ossos. Mas o que a doença tem a ver com a saúde bucal?

iStock

Conforme explica a cirurgiã-dentista Aline Graziele Fernandez, da Sorridents Santos e São Vicente, uma vez que a osteoporose diminui a densidade óssea em todo o corpo, a fixação dos dentes na mandíbula pode ficar comprometida, devido à fraqueza dos ossos maxilares. Além disso, alguns problemas dentários podem ter relação com a baixa densidade óssea ou apresentarem maior risco devido a essa condição.

“Ossos frágeis associados a má higiene oral levam ao agravamento da perda óssea e, como consequência, os dentes ficam cada vez mais sem a estrutura de sustentação, amolecem e caem”, enfatiza a especialista.

Aline Fernandez comenta que, naturalmente, a população da terceira idade feminina é a mais atingida, devido à menopausa. “Sem um exame específico é difícil identificar se já há o quadro de osteoporose. Por isso, é importante visitar o consultório odontológico regularmente, relatando ao dentista qualquer alteração percebida. E recomendamos isso até para as mulheres mais novas, exatamente para prevenir um quadro mais grave”, ressalta.

Foto: Zahnreinigung/Pixabay

Por esse motivo, Aline destaca que a prevenção é sempre a melhor forma de tratamento. “A falta de higiene oral e de limpezas semestrais feitas pelo dentista leva ao acúmulo de tártaro, ocasionando doenças periodontais, o que pode acarretar também na perda da estrutura óssea. Nesses casos, quando há indícios de osteoporose existirá uma perda óssea mais acelerada. Portanto, prevenir é sempre mais prático, mais saudável e mais barato”, conclui.

Fonte: Sorridents Santos e São Vicente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s