Iogurtes: conheça os benefícios e veja como escolhê-los*

Produtos lácteos, como leites, queijos e iogurtes, são alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de ajudarem a fortalecer nosso sistema imune. Os iogurtes, em especial, devem ultrapassar os US$ 100 bilhões de valor global, conforme indica o Innova Market Insights — um número inédito.

Esse produto versátil é oriundo da fermentação do leite, adicionado a fermentos lácteos que por meio desse processo se transformam em iogurte, uma rica fonte de proteínas de elevado valor biológico com todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa, além de minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, e vitaminas como as do complexo B.

O cálcio, por exemplo, é fundamental para a mineralização e formação óssea, sendo de extrema importância durante a gravidez, lactação, infância e menopausa. O fósforo e magnésio são também importantes para a formação óssea e reparação de tecidos; potássio participa na contração muscular e regulação da pressão sanguínea.

Com tantas opções no mercado, escolher um iogurte requer os mesmos cuidados que os demais alimentos: evitar aqueles que tenham edulcorantes ou corantes artificiais, aditivos químicos, excesso de açúcar e amido, preferindo os que contenham ingredientes naturais, feitos de uma matéria-prima de qualidade. Os iogurtes naturais, que não são artificialmente adoçados (ou seja, com aquele gostinho azedo), podem ser consumidos com frutas in natura, misturados com mel, geleias naturais, açúcar de maçã, pastas de mix de castanhas, chocolate extra amargo derretido, entre tantas outras opções.

Uma alternativa saudável são os iogurtes com o whey protein na composição, em especial para praticantes de atividades físicas, uma vez que esse suplemento à base da proteína do soro do leite tem todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa na regeneração e recuperação muscular, bem como na construção de tecidos. Além disso, o whey protein tem potencial antioxidante, protege nossas células, atua na imunidade e ainda estimula a redução do peso corporal, sendo então uma ótima opção de suplemento não apenas para atletas ou para momentos de práticas esportivas.

Outra questão envolvendo iogurtes é a lactose. De acordo com o Instituto Datafolha, cerca de 70% da população tem algum grau de intolerância ao açúcar do leite, abrindo espaço para um nicho de mercado: bebidas lácteas sem lactose (que contém a enzima lactase adicionada ao produto).

Por fim, sugiro 5 dicas para escolher o iogurte que mais se adequa às suas necessidades:

1-Leia atentamente o rótulo. É uma forma de conhecer o produto que vai consumir, verificando a composição nutricional, a lista de ingredientes e a presença de possíveis alergênicos.

2-Quando for ao supermercado, deixe para pegar os iogurtes só no final. Como eles são produtos refrigerados, quanto menor o tempo que ficam expostos a temperaturas superiores, melhor.

3-Armazene os iogurtes sempre na geladeira, colocando na frente os que têm um prazo de validade menor.

4-O líquido transparente que muitas vezes aparece na superfície dos iogurtes ou coalhadas é o soro de leite que se separou dos demais componentes do iogurte. A presença desse líquido não indica que o iogurte está estragado. Inclusive, o soro do leite é a matéria-prima do whey protein e é riquíssimo em aminoácidos essenciais.

5-Você pode incluir o iogurte em diversas refeições ao longo do dia, como café da manhã, lanches ou ceia, consumindo com frutas, granolas, cereais, shakes, smoothies, sorvetes, ou em refeições mais robustas, em forma de molho.

Os iogurtes são alimentos bastante benéficos e que se adequam a diversos momentos. São práticos, saborosos e você ainda pode personalizar e consumir da forma que mais agrada sem perder os valores nutricionais.

*Liz Galvão é nutricionista parceira da Verde Campo, empresa pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s