Raquel Villalva, Top 10 Masterchef Brasil 2021, ensina como preparar sorvete de pipoca

Receita que fez sucesso em um dos episódios do reality culinário tem entre os ingredientes pipoca doce, calda de caramelo, especiarias e farofa de biscoito amanteigado

Raquel Villalva é uma amante da gastronomia e Top 10 Masterchef Brasil 2021. Baiana, nascida em Salvador, mas cidadã do mundo. Raquel já morou em Nova Iorque, Boston e Miami (EUA), Genebra (Suíça), Salvador (Bahia), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Por todos estes locais onde passou, aprendeu um pouco da culinária local e particularidades de seus sabores, ingredientes e pratos que agregam na visão global da gastronomia que ela possui atualmente.

Cozinheira amadora há mais de 20 anos e criadora de conteúdo culinário e lifestyle. Ensina receitas deliciosas e fáceis de preparar para sua audiência, mostrando que comer bem é possível e acessível a todos. Possui atualmente uma audiência de mais de 48.4 mil seguidores no Instagram e mais de 4.7 mil no YouTube, com uploads de conteúdos diários.

Se você é fã de sorvete, mas também é apaixonado por pipoca, vai amar esta receita para homenagear o Dia da Pipoca, comemorado ontem (11) . A receita é da Top 10 Masterchef Brasil 2021, Raquel Villalva, que topou dividir conosco como preparar esta deliciosa sobremesa que fez sucesso na última edição do reality.

Sorvete de Pipoca

Ingredientes

Para a base do sorvete você vai precisar de:
500ml de creme de leite
300ml de leite
300g de leite condensado
50g de milho de pipoca

Para fazer a pipoca doce será necessário:
100g de milho de pipoca
50g de açúcar refinado
25g de manteiga
5g de canela em pó
2g de gengibre em pó

Para preparar o caramelo com especiarias:
200g de açúcar
200ml de creme de leite
5g de canela em pó
2g de gengibre em pó
1g de cravo em pó

Para a farofa de biscoito amanteigado vão:
200g de manteiga em temperatura ambiente
150g de açúcar confeiteiro
240g de farinha de trigo

Modo de preparo

Para o sorvete:
Estoure o milho da pipoca e reserve. Em uma panela, aqueça o leite e não deixe ferver. Acrescente a pipoca estourada, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Após este tempo, levar a mistura da pipoca para um liquidificador e bater por 5 minutos. Coar a mistura e levar para um bowl. Adicionar o leite condensado e misturar bem até que estejam incorporados. Levar a mistura ao congelador por cerca de 1 hora, misturando a cada 10 minutos para que a mistura exposta na parede do bowl não cristalize. Bata o creme de leite (bem gelado) em ponto de chantilly. Misture delicadamente o chantilly com a mistura da pipoca, tomando cuidado para manter o areado do chantilly o máximo possível. Levar a mistura ao congelador por no mínimo 4 horas.

Para a pipoca doce:
Em fogo baixo, deixe o açúcar derreter, sempre mexendo a panela. Desligar o fogo e adicionar as especiarias e a manteiga. Imediatamente, transferir para a pipoca e distribuir o caramelo na pipoca. Levar ao forno em fogo baixo (160 ou 170 graus) por cerca de 10 minutos, retirando e mexendo a cada 3 ou 4 min. O caramelo vai derreter no forno, o que tornará mais fácil incorporá-lo a cada pipoca. Retirar do forno e continuar mexendo até que esfrie e consiga quebrar a pipoca com mais facilidade.

Para a calda:
Em fogo baixo, derreter o açúcar. Quando estiver completamente derretido, adicione o creme de leite aos poucos, sempre mexendo para que o caramelo derreta uniformemente. Adicione as especiarias e reserve.

Para a farofa de biscoito:
Misture bem a manteiga e o açúcar. Depois, incorpore a farinha à massa até que esteja totalmente absorvido. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Retire e abra a massa com 1 ou 2cm de espessura. Transfira para uma assadeira e leve para o forno em fogo baixo até que esteja levemente dourada. Deixe esfriar completamente, quebre a placa de biscoito em tamanhos pequenos e leve ao processador, pulsando até que obtenha uma textura de farofa bem grossa.

Para a montagem:
Espalhe 2 colheres de sopa da calda no fundo de um prato. Adicione 2 colheres de sopa da farofa de biscoito, depois coloque de 1 a duas bolas de sorvete e finalize com a pipoca caramelizada.

“Agora é só escolher um bom filme ou série, uma boa companhia e se deliciar com o sorvete de pipoca”, conta Raquel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s