Sucos funcionais: conheça os benefícios de misturar frutas e verduras para fortalecer a saúde

Bebidas naturais podem ser incorporados na rotina alimentar para equilibrar a alimentação, sendo um substituto ao refrigerante

As bebidas funcionais são marcantes no cardápio de quem mantém uma alimentação equilibrada em prol da saúde. Isso acontece porque ao misturar as propriedades de diferentes alimentos como frutas, verduras e hortaliças o nosso organismo recebe um grande aporte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes essenciais para o seu bom funcionamento.

Inclusive a bebida é uma opção para quem deseja substituir ou diminuir o consumo de refrigerantes. A mistura de laranja, maracujá e couve, por exemplo, auxilia na eliminação de toxinas acumuladas no organismo. Já as bebidas com água de coco em sua composição ajudam a repor sais minerais contribuindo para o funcionamento do intestino e no combate ao colesterol ruim.

Abaixo, você confere os benefícios de alguns de mais alguns sucos funcionais. A sugestão é do Quitanda, mercado de produtos frescos localizado na rua Mateus Grou, em Pinheiros, que trabalha com diversos sabores diariamente. As bebidas, frescas e autorais, são sucesso no estabelecimento. Confira abaixo:

Maracujá, manga e laranja
Além de refrescante, ajuda a acalmar, hidratar e fortalecer a imunidade. A base da bebida que é o maracujá é rico em minerais como o potássio e magnésio, além de ter boas quantidades de fibras que promovem o controle dos níveis de glicose no sangue. Já a manga e a laranja ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Açaí com banana
O açaí contribui para o fortalecimento do sistema imunológico por ter boas doses de vitamina C, vitamina E, o ômega-9 e as antocianinas. Já a banana é um alimento rico em vitaminas do complexo B, como B1, B2, B6 e B12 que auxiliam diretamente no sistema nervoso. A presença de ferro estimula a produção de hemoglobina, sendo indicada para o combate de anemia.

Pitaya, banana e morango
Também conhecida como fruta do dragão, a pitaya atua na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e câncer, além de combater o envelhecimento precoce e auxiliar no funcionamento correto do intestino. Já o morango reforça a imunidade e contribui para a eliminação de toxinas, enquanto a banana fortalece os músculos e evita problemas como as cãibras.

Melancia
A fruta ajuda a desintoxicar o organismo após o consumo exagerado de guloseimas, petiscos e drinks que costumam trazer a sensação de estufamento quando passamos da conta. A melancia possui até 94% de água em uma porção de 100 gramas. Além de saboroso, o suco é excelente para limpar os rins, proteger o coração e desintoxicar o organismo.

Capim Santo, Pitaya, Abacaxi e Gengibre
O capim santo é muito usado para tratar gripes, além de ajudar a diminuir o colesterol ruim, controlar a pressão arterial e auxiliar no tratamento de problemas digestivos. Enquanto isso, o abacaxi apresenta propriedades anti-inflamatórias, boas doses de vitamina C, água e fibras que estimulam o funcionamento do organismo. Já o gengibre protagoniza muitas ações benéficas, como o fortalecimento do sistema imunológico. A raiz também apresenta ação anti-inflamatória que melhora os sintomas de artrite, dores musculares e doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Fonte: Quitanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s