Os fios brancos aparecem aos poucos. Algumas mulheres já ganham mechas grisalhas antes dos 30 anos, outras têm as raízes embranquecidas com o tempo. Não há uma idade certa para que o grisalho comece, o processo é gradual e tem início entre 35 e 45 anos.
Durante a pandemia, muitas mulheres deixaram de pintar seus fios e assumiram os cabelos grisalhos ou brancos. Essa “Revolução Grisalha” vem de mulheres de personalidade forte e com discurso sobre aceitação da passagem do tempo. Dentre essas mulheres estão muitas famosas como Glória Pires, Astrid Fontenelle, Preta Gil e Samara Felippo, entre outras.
“Porém, esses cabelos necessitam cuidados especiais, são fios que já perderam algumas propriedades, possuem cutículas mais abertas e, sendo, assim ficam mais porosos”, comenta o cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo Tharik Bonomo.
De acordo com ele, os fios suportam menos tração e processos químicos. Portanto, para manter a cabeleira platinada bonita e saudável, é preciso certo grau de dedicação.
O cabelo “perde a cor” naturalmente porque a função de uma célula responsável pela melanina das madeixas é reduzida progressivamente ao longo do tempo. Primeiro vem o grisalho e depois os fios começam a ficar embranquecidos. “Com a falta do pigmento, os fios ficam mais fracos e exigem cuidados específicos, tendo em vista que a proteína influencia e estimula a maciez e hidratação capilar.” explica o tricologista.
Os cabelos naturalmente brancos podem sofrer algumas quedas e ficam mais vulneráveis diante de químicas e colorações. Por isso, é indicado que mantenha uma rotina de hidratação e nutrição uma vez por semana, assim como ter cuidados básicos. As principais vitaminas que previnem o aspecto envelhecido são A e E. Elas geralmente são encontradas em produtos que contenham tocoferol, por isso a necessidade de consultar os rótulos.
Como cuidar dos cabelos brancos

O cabelo grisalho ou branco necessita de cuidados especiais para ficar com uma aparência saudável e elegante. Os fios necessitam de hidratação, fortalecimento e, principalmente, proteção térmica. O especialista traz dicas de como manter esse cuidado, confira:
Utilize produtos indicados

Use produtos adequados para os cabelos grisalhos, isso auxilia no cuidado e saúde dos fios. “Shampoos e condicionadores matizadores, possuem propriedades antioxidantes e hidratantes, que ajudam a evitar o amarelamento dos fios devido à exposição ao sol. Até perder 100% da cor, o fio pode nascer meio amarelado. Esse tipo de produto ameniza a situação”, explica Tharik.
Mantenha uma boa hidratação

O cabelo branco é mais ressecado. Como ele tende a ficar mais fraco e poroso, acaba tendo dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais. A hidratação é uma das formas mais simples e fáceis de cuidar dos fios acinzentados, já que pode ser feita por meio de uma rotina caseira de cuidados. Invista em cremes de hidratação ricos em nutrientes que potencializem a força dos fios, responsáveis pelo brilho e maciez.
Proteja do sol

Como os cabelos estão sem pigmento, e consequentemente mais sensíveis, os fios são muito suscetíveis aos danos da radiação. Utilize produtos com filtro solar.
Evite aparelhos térmicos

Segundo o tricologista Tharik, aparelhos que utilizam fontes de calor como secadores, babyliss ou chapinha, devem ser evitados em cabelos grisalhos. O uso com frequência danifica e leva à quebra dos fios. Em caso de utilização desses aparelhos, um bom protetor térmico é fundamental.
Na literatura há comprovação que a suplementação com ácido fólico (vitamina B9) atua diretamente nos melanócitos ( células responsável pela síntese de melanina), com isso ajuda inclusive na diminuição dos cabelos brancos. “Observei no dia a dia, clientes que suplementam com essa vitamina, o cabelo novo nasce com a base escura, mesmo o fio sendo branco. Clientes que possuem até 5% de cabelos brancos têm uma resposta bem interessante suplementando com o ácido fólico, chegando a quase não ter mais fios brancos”, esclarece Tharik.
O que deixa os jovens grisalhos
Já reparou que algumas pessoas ganham fios brancos antes dos 30 anos? A predisposição genética conta bastante nesses casos, mas há fatores externos que também favorecem essa prematuridade, como exposição à poluição do ar e radiação ultravioleta, além de tabagismo e dieta, assim como também picos muito frequentes de estresse. “Ter acompanhamento de um especialista na área é indispensável nestes momentos”, finaliza.
Fonte: Tharik Bonomo atua na área de beleza há 18 anos. Experiência como Cabeleireiro e Maquiador em Jacques Janine. Gestor, Cabeleireiro e Esteticista em Tharik Bonomo Salon & Estetic. Pós graduação em Tricologia e Terapia Capilar – Facuminas. Pós graduação em Biomedicina Estética – Faveni. Pós graduação em Cosmetologia Avançada – Faculdade Futura. Tecnólogo em Estética e Cosmética – Universidade Santo Amaro -Unisa. Cursa o último ano de Bacharelado em Biomedicina.