Dia do Hambúrguer: conheça variações do prato para celebrar + receitas

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá orientações sobre o consumo e ensina diferentes receitas para celebrar a data

Presente no Brasil desde a década de 1950, o hambúrguer é um clássico e ganhou um dia para chamar de seu. Celebrado mundialmente em 28 de maio, o Dia do Hambúrguer ressalta a democratização e popularização do prato na sociedade.

Mesmo com toda sua fama, a opção ainda é vista como uma bomba calórica. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ressalta que o lanche se torna calórico devido aos seus acompanhamentos, como molhos, bacon e ovos. Ela também cita o cuidado com o consumo.

“A atenção com a quantidade servida é muito importante para reduzir a ingestão calórica da refeição. Assim, também é possível avaliarmos se o consumo estará dentro de um hábito alimentar saudável ou não”, explica.

Outro ponto de destaque é a diferenciação entre o tradicional hambúrguer de fast food e o gourmet. A nutricionista conta que o principal diferencial está na presença de diversos componentes químicos, como os conservantes, por exemplo. “Os hambúrgueres ultraprocessados levam a adição de outros ingredientes, como proteína de soja, maltodextrina, corantes e aromatizantes. Desse modo, os hambúrgueres artesanais apresentam melhor valor nutricional”, diz.

Variações do hambúrguer

Os irresistíveis hambúrgueres ainda podem ser encontrados de variadas formas no mercado alimentício. Renata conta que há opções para além do tradicional hambúrguer bovino que se encaixam no paladar dos diferentes tipos de consumidores. “Carne de frango, peixe e de porco ou leguminosas, como ervilha, feijão e grão de bico, são ótimas opções para diversificar o lanche”, afirma.

A nutricionista também destaca três pontos relevantes para o preparo: utilizar temperos naturais nos blends de carnes; priorizar cortes frescos e de boa qualidade, e optar pela preparação assada ou grelhada, evitando fritura em imersão.

E para aproveitar da melhor forma com os seus sabores prediletos, não deixe de conferir as opções dos Hambúrgueres Oba Bem Querer, disponíveis nas opções de carne, com as versões clássico, costela e picanha, e de vegetal, produzidos com proteína de ervilha, nos sabores frango e carne.

Hambúrguer caseiro com costela

Ingredientes:
500g de patinho moído
500g de costela moída
1 cebola média ralada
2 dentes de alho amassados
Cebolinha a gosto, picada bem fininha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, amassando bem com as mãos, até formar uma massa homogênea. Modele em formato de hambúrguer e asse ou grelhe até que fiquem no ponto desejado.

Hambúrguer caseiro fit

Ingredientes:
Pão de hambúrguer integral
150g de patinho moído
1 cebola roxa picada
Alface e tomate a gosto
2 fatias de muçarela light

Modo de preparo:
Tempere a carne com sal grosso ou de acordo com os temperos de sua preferência. Molde em formato de hambúrguer e leve para a grelha ou para o forno médio. Quando estiverem quase prontos, coloque duas fatias de muçarela light sobre cada um deles. Em seguida, aqueça o pão de hambúrguer integral. Passe um pouco de manteiga nas fatias e monte o lanche, adicionando o hambúrguer, as fatias de cebola, o tomate e o alface.

Vegetarianos

Hambúrguer de feijão branco

Ingredientes:
2 xícaras de chá de feijão branco cozido
½ xícara de milho cru
1 xícara de chá de farinha panko
1 colher de café de páprica picante
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no processador e modele a massa em formato de hambúrguer. Se necessário, acrescente mais farinha panko para ajudar na textura. Leve para assar em forno médio preaquecido até que fiquem dourados.

Hambúrguer de shimeji

Ingredientes:
400g de shimeji
½ xícara de chá de farinha de rosca
¼ de xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de cebolinha picada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de shoyu
½ cebola ralada
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o shimeji, o shoyu, a cebolinha, o sal e a pimenta. Refogue bem e desligue o fogo quando o líquido secar. Após esfriar, bata o shimeji temperado no processador junto aos demais ingredientes, até formar uma massa possível de modelar. Modele em formato de hambúrguer e grelhe ou asse em forno médio até que fiquem dourados.

Molhos

Maionese verde

Ingredientes:
300ml de maionese
Raspas de 1 limão siciliano
½ xícara de cheiro verde picado

Modo de preparo:
Bata tudo no mixer até formar uma massa homogênea. Sirva com seu hambúrguer preferido.

Molho de alho

Ingredientes:
5 dentes de alho picados
85g de iogurte natural (½ pote)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de maionese
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Bata tudo no mixer até formar uma massa homogênea. Sirva com seu hambúrguer preferido.

Fonte: Oba Hortifruti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s