Dia do Hambúrguer: três saborosos preparos vegetarianos e veganos para inovar na data

Segundo relatório da Bloomberg Intelligence, até 2030, alimentos plant-based corresponderão a 7,7% do mercado global de proteínas. Confira receitas para experimentar essa tendência alimentar

No dia 28 de maio, é comemorado o Dia do Hambúrguer, e uma das possibilidades é consumir carne vegetal ou hambúrgueres plant-based. Nos restaurantes, nos mercados, nos aplicativos de delivery, as plant-based meals estão cada vez mais acessíveis e fazendo parte da rotina dos brasileiros. A busca por qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente são alguns fatores que incentivam hábitos mais saudáveis e sustentáveis. Segundo pesquisa da BHB Foods e Suplementos, a procura por produtos veganos cresceu 941% nos últimos oito anos, no Brasil.

Outra pesquisa recente realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria – antigo Ibope Inteligência -, revelou que 46% dos brasileiros espontaneamente estão deixando de comer carne pelo menos uma vez por semana, e que 32% escolhem uma opção vegana quando ela está em evidência nas gôndolas dos mercados e estabelecimentos comerciais. Novos estudos da SVB apontam que o número de brasileiros vegetarianos alcançou rapidamente 14% da população.

Segundo a gerente de P&D da Jasmine Alimentos, Melissa Carpi, alimentos veganos ou vegetarianos, que possuem ingredientes funcionais e menos aditivos químicos, são fortes tendências do segmento. “Percebemos um movimento cada vez maior de pessoas que optam por proteínas alternativas à carne vermelha. Esse perfil de “novo” consumidor mais informado e preocupado com a origem daquilo que consome e com o meio ambiente, bem como com sua qualidade de vida e manutenção da saúde, é uma realidade. Vamos ver cada vez mais alternativas de produtos nos estabelecimentos comerciais e receitas nos restaurantes alinhados ao movimento”, afirma.

Confira abaixo três receitas simples, saborosas e alternativas à proteína animal para homenagear o Dia do Hambúrguer.

Hambúrguer de Aveia

Ingredientes:
12 colheres de sopa rasas de Aveia em Flocos Finos Jasmine Alimentos
4 colheres (sopa) de Farinha de Linhaça Dourada Jasmine Alimentos
2/3 de copo d’água
Molho shoyu a gosto
Sal a gosto
Orégano a gosto⠀⠀

Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes em um bowl e misture com o auxílio de uma espátula ou com as mãos. Faça os formatos de hambúrguer do tamanho desejado e coloque em uma assadeira antiaderente para assar. Asse por aproximadamente 20 minutos (virando na metade do tempo).

Hambúrguer de beterraba e arroz integral

Ingredientes:
3 beterrabas médias com casca
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa, sem casca, cortada em cubos
½ colher (chá) de Sal Marinho Atlantis Jasmine Alimentos
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1½ xícara de feijão preto ou roxinho cozido
1 xícara de Arroz Integral Jasmine Alimentos cozido
2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, misture os ingredientes. Amasse com as mãos ou um amassador de batata. Tempere e modele os hambúrgueres. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite. Arrume os hambúrgueres na frigideira. Frite até tostar somente por baixo. Vire e frite até ficar crocante e firme. Se preferir, pode fazer assado em vez de frito.
Rendimento: seis hambúrgueres médios

Hambúrguer de cogumelos com cevada

Ingredientes:
1 batata pequena, sem casca, cortada em pedaços pequenos
6 cogumelos portobello médios
12 champignons graúdos
10 cogumelos shitake médios
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de tomilho seco
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 xícara de cevada cozida
½ colher (chá) de Sal Marinho Atlantis Jasmine Alimentos
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, misture os ingredientes. Amasse com as mãos ou um amassador de batata. Tempere e modele os hambúrgueres. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite. Arrume os hambúrgueres na frigideira. Frite até tostar somente por baixo. Vire e frite até ficar crocante e firme. Se preferir, pode fazer assado em vez de frito.
Rendimento: quatro hambúrgueres médios

Fonte: Jasmine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s