Paella: para ela, para ele!

Paella será o prato servido no Dia dos Namorados em quatro versões, no Bacalhau, Vinho & Cia, no sábado, 11 de junho, para comemorar o Dia dos Namorados

Um dos pratos mais emblemáticos da cozinha espanhola, famoso em todo o mundo, a Paella é protagonista do menu do Dia dos Namorados no Bacalhau, Vinho & Cia. O menu custará R$ 320,00 e inclui entradinhas como minibolinhos de bacalhau e cogumelos às natas, prato principal – a escolher dentre quatro tipos de paellas – e duas taças de Cava Espanhola.

A paella surgiu no meio rural de Valência entre os séculos XV e XVI, devido à necessidade dos camponeses e pastores terem uma refeição fácil de preparar e com os ingredientes que tinham à mão no campo. Não se sabe se a paella de marisco nasceu ao mesmo tempo que a paella do campo, mas junto ao mar existem diferentes ingredientes que permitiram desenvolver esta saborosa alternativa.

Na sua origem, os ingredientes da paella eram as aves, o coelho ou a lebre do campo, os legumes frescos disponíveis, o arroz, o açafrão e o azeite que se misturavam na paella com a água, e cozinhavam-se lentamente num lume feito com lenha de galhos de laranjeira, que ao mesmo tempo davam sabor e cheiro característicos.

No levante espanhol, há outra história curiosa que remonta à Guerra da Independência, sobre um general francês, uma paella e uma mulher que a preparava. O general ficou tão impressionado com a paella, que eles fizeram um acordo: para cada nova tigela de arroz, o general libertaria um prisioneiro espanhol. A mulher colocou em ação sua imaginação e grande capacidade de improvisação, e preparou para ele uma paella diferente a cada dia. Dizem que ela conseguiu libertar 176 prisioneiros.

Histórias à parte, a paella é prato de celebração – ao seu redor, namorados ou amigos se reúnem para apreciar seu perfume, textura e sabor. Assim será na noite de 11 de junho, com o capricho dos chefs Carlos e Caique Pallas, em suas tradicionais casas da Barra Funda e Itaim.

Foto: Johnny Mazzili
Foto: Gustavo Steffens

A célebre paella espanhola será servida em quatro diferentes versões, como à Valenciana (frango, linguiça curada e bacon, com frutos do mar), à Mariñera (peixes, fruto do mar e caldinha de lagosta), a de Bacalhau (postas do pescado e frutos do mar) e a Vegetariana ou da Horta (feita com legumes variados). O menu especial estará disponível nas duas casas, na Barra Funda e Itaim, e será servido no sábado, dia 11 de junho, a partir das 19h30.

“A ideia é trazer o clima romântico para que casais compartilhem o prato e revivam as tradições em torno da origem da paella, cujo significado, entre outras versões, remete à tradução ‘para ela’”, comenta Carlos Pallas, sócio do Bacalhau, Vinho & Cia. Há uma lenda em que um homem preparou uma paella para sua namorada, buscando ganhar seu carinho e atenção. Embora isso possa ser apenas uma história bonita, pode haver alguma verdade nessa teoria.

Informações: Bacalhau, Vinho & Cia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s