Prato típico do São João, paçoca é rica em nutrientes

Feito com amendoim torrado, alimento é bastante consumido nas festas juninas

Doce típico das festas juninas, a paçoca oferece diversos benefícios para a saúde. Por ter o amendoim como ingrediente principal, esse alimento é rico em nutrientes antioxidantes e ácidos graxos poli-insaturados. O ferro, por exemplo, previne a anemia. Essa é apenas uma das vantagens oferecidas, pois ainda evita cãibras e relaxa os músculos.

“O amendoim é uma leguminosa e tem a capacidade de atuar na proteção contra doenças cardiovasculares. Isso é possível porque diminui os níveis de colesterol e triglicérides. Ele também é rico em vitamina E, atuando na beleza dos cabelos e no combate às rugas”, explica André Nascimento, professor de Nutrição da Uninassau Recife.

Por ser muito saborosa, quem costuma estar de dieta escolhe a paçoca diet acreditando ser uma ótima opção, já que não contém açúcar. Porém, Nascimento afirma que não é a melhor decisão. “A diet é rica em gorduras, sendo mais prejudicial. Além disso, a diferença do teor dos carboidratos é insignificante e tem muito mais aditivos químicos. O ideal é consumir apenas uma paçoca normal, pois a pessoa pode engordar caso exagere na quantidade”, explica.

“Uma alternativa é trocar o açúcar por aveia na preparação. Dessa forma, o doce fica mais saudável”, complementa. Com essa mudança na receita, o alimento ganhará novos nutrientes, fibras e vitaminas, oferecendo mais benefícios para a saúde. O mesmo vale para a margarina, que pode ser trocada pelo óleo de coco.

Fonte: Uninassau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s