Endocrinologista dá dicas para controlar o apetite e evitar ganho de peso no inverno

Os meses mais frios do ano chegaram e junto com a mudança da estação a alimentação também acaba mudando bastante

A maioria das pessoas sente essa mudança nitidamente, elas sentem mais fome durante o frio, o que traz aquela “desculpa” para se jogar nos alimentos mais saborosos, gordurosos e bem mais calóricos. Agora, será mesmo que o frio realmente causa mais fome?

Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBEM, explica que sim. Dias frios despertam mais fome. E isso acontece principalmente porque, neste período, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, o que naturalmente exige um pouco mais de nutrientes. “Além disso, muita gente nem repara que consome menos água no frio, e isso, mesmo que pareça inofensivo, pode contribuir para desidratação, que também costuma aumentar a fome.” Conta a médica.

Como controlar o apetite?

Foto: Shutterstock

Como a fome realmente vem, fica fácil decidir por aumentar o consumo de alimentos nas refeições, e até mesmo consumir alimentos mais calóricos, que ajudam a aplacar várias das vontades que surgem.

Mas, segundo a endocrinologista é preciso ter cautela, já que no frio é comum diminuir a quantidade de atividade física, o que, junto com o consumo descontrolado de alimentos, pode alterar o peso e até prejudicar a saúde.

Felizmente, existem dicas para controlar a fome no frio:

=Não deixar de lado as atividades físicas – pois mesmo parecendo difícil, o exercício ajuda a regular hormônios como a serotonina e a melatonina, essenciais para que a mente permaneça saudável no período, com bom sono e disposição para atividades do dia a dia.

=Hidratação é fundamental – para manter o corpo em atividade e evitar a desidratação. Além de garantir que se tenha níveis “normais” de fome.

=Sopa é ótima, mas precisa de atenção no preparo. Thais alerta: “Cuidado para não colocar itens demais, já que tudo parece combinar com uma sopa no inverno. O ideal é adicionar no máximo quatro tipos de vegetais, um macarrão leve, um tipo de carne, e maneirar no consumo de queijo”.

=Não deixe as saladas de lado – são ótima fonte de fibras e nutrientes, o que deixa a alimentação balanceada. Se for difícil comer salada no frio, escolha opções que possam ser refogadas com azeite, como repolho, couve, espinafre e agrião, combinando-os com alguns vegetais, como cebola e tomate. Ficará saboroso.

Myriam Zilles/Pixabay

=Massas são ótimas opções, mas também precisam de cautela – lasanha todos os dias é um pouco complexo. Um macarrão cheio de queijo ou molhos muito calóricos também. É só equilibrar, que dará tudo certo.

=Um mingau vai muito bem – existem diversas opções, como aveia e frutas, dentre outros. É só observar o tipo de leite utilizado, trocando-o por opções menos calóricas ou até mesmo água, e incluir uma tigela de mingau no café da manhã ou lanche da tarde para se sentir quentinho e saciado.

Pixabay

=Bebidas quentes são uma ótima opção – por exemplo chás, mas até mesmo variedades de cafés. Chocolate quente também, mas em menor quantidade ou com leites menos gordurosos.

Pixabay

=Para os lanches, prefira frutas, como banana e abacate; e oleaginosas, como nozes e castanhas. Eles irão fazer muito bem para o corpo enquanto tem um tempo frio lá fora. “O que este período realmente precisa é de equilíbrio no consumo dos alimentos, de maneira que o seu corpo seja nutrido e saciado, enquanto tenta ao máximo te manter quentinho e ativo”, finaliza a médica.

Fonte: Thais Mussi é formada em medicina para Universidade do Vale do Itajaí; Residência em clínica médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Residência em endocrinologia e metabologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida; Pós-graduação em Nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s