Para além da polpa: descubra as principais propriedades da casca da pera Williams

Estudo mostra que o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da visão estão entre os seus diversos benefícios; nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, traz dicas de consumo com receitas para aproveitar a fruta por inteiro

Com uma polpa macia, doce e suculenta, a pera Williams é versátil e agrada aos mais diferentes paladares. Além disso, ela apresenta uma característica interessante: muitas de suas propriedades estão presentes na casca.

Segundo explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a casca da pera concentra uma excelente quantidade de fibras e compostos bioativos – que, em geral, “possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de atuar na proteção contra radicais livres e na prevenção de doenças crônicas”, diz.

De acordo com um estudo recente, após análise da composição nutricional da fruta, com foco nesses compostos bioativos, foi identificada uma grande concentração de betacaroteno e clorofila na casca, componentes “precursores de vitaminas A, C e E, e auxiliares do sistema imunológico e da capacidade funcional da visão”, ressalta a nutricionista.

Renata também conta que a presença da alta quantidade de fibras ajuda no controle da glicemia, na saúde do intestino e nas estratégias de emagrecimento – pois aumenta a saciedade e desacelera o processo de digestão.

Juntas, a casca e a polpa da pera proporcionam ainda mais benefícios para a saúde. A fruta como um todo, atua na prevenção de cãibras (por ser fonte de potássio e magnésio), reduz os sintomas da TPM (devido à presença de vitamina B6) e fornece zinco e selênio, responsáveis, por exemplo, por diminuírem o estresse oxidativo do cérebro e protegerem os neurônios.

Agora que você já sabe tudo o que a pera Williams pode fornecer ao corpo, não deixe de experimentar essas deliciosas receitas, indicadas por Renata Guirau.

Pera assada

Ingredientes:
1 pera
1 colher de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de castanhas picadas
1 colher de sopa de mel

Modo de Preparo:
Corte a pera ao meio, no sentido vertical, retire o centro da polpa e misture com as castanhas e a aveia. Use essa mistura para rechear a pera e finalize regando com mel. Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos e consuma em seguida.

Bruschetta com pera e brie

Ingredientes:
4 fatias de pão de fermentação natural
2 colheres de sopa de azeite
4 fatias finas de queijo brie
4 fatias finas de pera
2 colheres de sopa de mel

Modo de Preparo:
Acomode as fatias de pão em uma assadeira e regue com azeite. Acrescente as fatias de queijo e de pera, regue com mel e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 10 minutos.
Se desejar um sabor ainda mais especial, você também pode adicionar castanhas na finalização. Fica uma delícia!

Salada de folhas com pera

Ingredientes:
½ maço de rúcula baby
½ maço de alface crespa roxa
1 pera fatiada
1 xícara de muçarela de búfala em bolinhas
½ xícara de nozes picadas
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Em uma saladeira, acomode as folhas de rúcula e de alface, e tempere com o sal, o azeite, o vinagre e a pimenta. Em seguida, acomode as fatias de pera, as bolinhas de muçarela (cortadas ao meio) e finalize com as nozes.

Smoothie de pera com banana

Ingredientes:
½ pera picada e congelada
1 banana nanica congelada
1 colher de sopa de aveia
Suco de 1 maçã
1 xícara de chá de iogurte natural
Gelo a gosto

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida.

Fonte: Oba Hortifruti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s