Nesta sexta-feira (8), entra no ar o canal de podcasts Palavra de Dermato, que reúne episódios que trazem respostas para algumas das principais dúvidas da população sobre a saúde da pele, cabelos e unhas. O projeto desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) permite que especialistas de renome nacional e internacional ofereçam, gratuitamente, esclarecimentos de forma didática e amigável, sempre com base científica, afastando o ouvinte das ameaças das fake news e das promessas mirabolantes.
Na estreia, dois episódios serão apresentados aos ouvintes por meio do canal da SBD no Spotify. No episódio 1, o ouvinte saberá “O que o dermatologista pode fazer por você”. Numa rodada, que contou com a participação de Mauro Enokihara, Beni Grinblat e de Heitor de Sá Gonçalves, vice-presidente da SBD, são abordadas questões como a formação desses especialistas, os tipos de ajuda que eles podem oferecer e a importância de contar com eles nas etapas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, bem como durante os cuidados cosmiátricos.
“A dermatologia é um campo extremamente rico e diverso. Por isso, é importante que a população entenda como um especialista é capaz de ajudar de forma ampla. No mesmo dia, podemos ajudar pacientes com queixas mais simples e outros que estão numa luta mais intensa como alguma doença de pele, que sabemos que mexe diretamente com a autoestima. É uma formação linda e que pode ajudar na melhora da vida de uma pessoa”, declara Heitor Gonçalves.
Cuidados com a pele
No episódio 2, o ouvinte do Palavra de Dermato terá acesso a orientações sobre o chamado skincare, a rotina de cuidados com a pele recomendada pelos especialistas. O tema foi abordado durante um bate-papo descontraído com a participação de Cláudia Alcântara, secretária geral da SBD; Alessandra Romiti, assessora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da SBD; e Grinblat.
Na conversa, os especialistas falaram sobre a ordem de uso dos diversos produtos; as diferenças entre fazer skincare de manhã e à noite; os riscos de dormir sem tirar a maquiagem; as características de cada abordagem; as necessidades dos vários tipos de pele; a idade recomendada para começar a ter essa rotina; e as indicações para homens crianças.
Na oportunidade, Cláudia lembra ainda da importância do dermatologista e como ele pode auxiliar o paciente em diversas queixas. “Nós, dermatologistas, cuidamos não só da pele como também de cabelos e unhas. E os cuidados com os cabelos e unhas também são questões frequentes nos nossos consultórios e a gente não pode esquecer de cuidar deles também”, conclui a secretária geral da SBD.
Projeto

A cada sexta-feira, será lançado um novo episódio novo, que sempre serão anunciados pelo site da SBD, bem como pelos seus perfis de redes sociais, sendo que a população tem acesso gratuito ao conteúdo aos episódios. Uma inovação neste projeto é incorporar as dúvidas e comentários que forem encaminhados pelos ouvintes como fontes para alimentar pautas e debates.
“Há inúmeros sites e blogs que falam sobre cosméticos e procedimentos dermatológicos. No entanto, há muitas fake news espalhadas pelas redes sociais. Com o Palavra de Dermato, a SBD quer divulgar informação séria, de qualidade, mas numa linguagem acessível e amigável a todos os públicos. Por isso, estaremos atentos às contribuições que chegarem”, enfatiza Enokihara, presidente da SBD .
Com o Palavra de Dermato, a Sociedade Brasileira de Dermatologia pretende, além de orientar a população, reforçar a importância dos médicos especialistas nos cuidados com a saúde de cabelos, unhas e pele. Segundo Grinblat, que é 2º secretário e diretor de Comunicação da SBD, a proposta “inaugura um novo canal de diálogo com a comunidade, ampliando o espaço de SBD como referência no que se refere à saúde e dando à população subsídios para evitar conteúdo inadequado, sem embasamento científico e com risco de causar danos”.
Fonte: SBD