Pranayama: como a respiração alivia o estresse

Professor de yoga cadastrado no GetNinjas ensina exercícios respiratórios para lidar com a ansiedade

O yoga é uma prática cada vez mais popular por seu caráter holístico de bem-estar físico e mental em um cenário de pessoas ansiosas e deprimidas. Segundo um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em 2021, entre 11 países o Brasil lidera nos casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), seguido pela Irlanda e EUA. Dentre os malefícios físicos que os transtornos mentais oferecem é válido citar a dificuldade respiratória. De acordo com Victor Mazzoli, professor de yoga cadastrado no GetNinjas, a respiração fica desregulada – e assim como as atividades da mente influenciam no ato de respirar – e influencia o estado mental.

Foto:YogaInDailyLife

A prática de exercícios de respiração ajudam no controle da ansiedade. “Existe uma relação entre os ritmos respiratórios e os estados mentais. Tais mudanças no ritmo da respiração correspondem não só a mudanças no ritmo do coração, mas também a mudanças no potencial elétrico na superfície do cérebro”, comenta Victor. No universo dos exercícios respiratórios há técnicas conhecidas como Kryias (de purificação) e técnicas de Pranayama (de controle de respiração). Ambas podem ativar o sistema parassimpático e levar a um estado mais sedativo, promovendo um relaxamento.

Além de relaxar, a prática de técnicas de Pranayama também podem complementar o tratamento de doenças respiratórias e melhorar a capacidade pulmonar de ex-fumantes. No caso de condições pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas posturais, existem algumas restrições. Outro ponto a ser considerado é o de se exercitar sem a orientação de um professor. Ao ser realizado de forma incorreta, a prática pode causar danos para o corpo e para a mente. “Problemas podem surgir quando alteramos a respiração e não damos atenção a uma reação corporal negativa”, alerta o professor.

Na prática

Ekhart Yoga

Como o Pranayama é um dos membros do Yoga, é possível praticar os dois juntos ou até mesmo antes ou depois do exercício das posturas. Para praticar, é necessário manter a coluna ereta e encontrar uma posição confortável em que o corpo não perturbe a respiração. A postura do lótus com uma base triangular é a ideal, mas os iniciantes podem começar sentando-se em um banco afastado do espaldar, para poder manter o alinhamento da coluna. Apesar de poder ser feito em qualquer momento do dia, o ideal é que o praticante reserve duas horas antes do amanhecer, já que nesse horário a atmosfera está pura e calma.

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,1 milhões de profissionais cadastrados na plataforma, entre eles, terapeutas holísticos, serviços de yoga, reiki, constelação familiar, acupuntura e entre outros.

Para mais informações sobre a contratação de serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas, selecione a categoria desejada e detalhe o tipo de serviço que necessita, tudo de forma gratuita. Após isso, é só aguardar o contato de até quatro profissionais, que irão te procurar por meio do e-mail ou telefone que foi disponibilizado, para realizar a negociação diretamente com o especialista e escolher qual deles pode atender melhor a sua solicitação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s