Vitaminas e imunidade: a importância de manter hábitos saudáveis*

O corpo reage diariamente aos ataques de micro-organismos invasores, como bactérias, micróbios, fungos e outros vírus. É o sistema imune, ou imunológico, o responsável por garantir a defesa do organismo, mantendo-o funcionando e livre de infecções. Sendo assim, quando um corpo estranho ataca o organismo, o sistema imunológico, quando saudável, é capaz de identificá-lo e ativar mecanismos de defesa para combatê-lo. Entretanto, com a imunidade baixa, o organismo não consegue afastar os invasores, ficando vulnerável à entrada de diversas doenças.

A imunidade pode ser enfraquecida por diversas causas. Entre as principais, estão os hábitos de vida nocivos ou pouco saudáveis, como má alimentação, sedentarismo, privação de sono, tabagismo, alcoolismo, abuso de drogas e medicamentos, além de variação hormonal e fatores imunológicos.

A melhor forma de manter o sistema imunológico fortalecido é por meio de uma alimentação rica em nutrientes combinada com a prática diária de exercícios físicos. Além disso, as vitaminas são essenciais para garantir o bom funcionamento do corpo, incluindo seu mecanismo de defesa, e podem ser encontradas entre os mais variados alimentos, suplementos e medicamentos. Por isso, uma composição nutricional completa e equilibrada é fundamental para a prevenção e manutenção da saúde.

Um estudo publicado pelo Ministério da Saúde em 2021 sobre a importância da nutrição para a defesa imunológica, elencou os nutrientes essenciais para garantir o fortalecimento desse sistema. Entre os principais, destacam-se as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico (B9) e biotina (B7); minerais como zinco, ferro, selênio, magnésio e cobre; proteínas; ácidos graxos ômega 3 e outros nutrientes e compostos bioativos, como fibras, polifenóis, carotenoides, probióticos, etc. Todos eles podem ser encontrados em alimentos naturais ou em cápsulas, que podem facilitar a ingestão nas quantidades ideais.

Ainda segundo o estudo, a vitamina A, por exemplo, serve para a formação de colágeno, além de melhorar a visão e contribuir para a renovação celular. As vitaminas do complexo B desempenham funções essenciais no organismo relacionadas à energia, sistema nervoso, saúde da pele e dos cabelos.Já a famosa vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres.

Para o desenvolvimento dos ossos e fortalecimento dos dentes, a vitamina D é uma grande aliada. Para combater o envelhecimento precoce e contribuir para a integridade da pele, a vitamina E é essencial. Os ácidos graxos ômega 3 são importantes para a saúde cardiovascular e dos olhos, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias.

A lista de “A a Z” integra também minerais e as proteínas que atuam na produção de enzimas responsáveis por várias funções no organismo, inclusive na manutenção dos tecidos do corpo. Além desses itens, as defesas do organismo também podem ser fortalecidas por meio de suplementos vitamínicos. É importante consultar o seu médico e nutricionista para uma suplementação correta, bem como orientações de farmacêuticos em caso de dúvidas.

*Por Marisa Saito, Gerente Farmacêutica da Drogaria São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s