Chapinha e secador: posso usar todos os dias?

Uma das dúvidas mais comuns quando se trata de cuidados com os cabelos é: usar secador e chapinha todos os dias danifica o cabelo? Surpreendentemente a resposta é não! Pelo menos não é o fator predominante.

“O motivo que de fato prejudica os fios é o mau uso desses equipamentos e a negligência dos cuidados para proteção térmica.” esclarece o tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo.

A chapinha e o secador podem ser usados todos os dias, desde que você use um produto termoativo antes de submeter os fios ao aquecimento. “A exposição da fibra capilar a altas temperaturas leva ao comprometimento da estrutura, o que pode corromper a harmonia da estrutura, além da perda de água. O segredo está em usar sempre defrizantes com proteção térmica e protetores especiais para escovação e contato com o calor excessivo.” explica o cabeleireiro.

Vale ressaltar que quem faz o uso de secador ou chapinha frequentemente ou todos os dias, necessita de uma atenção a mais nos cuidados, como por exemplo, manter o cabelo sempre hidratado, essa é uma regra básica, pois quem utiliza chapinha todos os dias possivelmente terá mais pontas duplas, frizz e pontas secas, por esse motivo a hidratação deve ser feita com frequência.

Em relação ao secador, o principal cuidado é observar a distância ideal: na hora de manusear, deixe o aparelho entre 8 a 10 centímetros distante dos fios. Quando você deixa o secador muito próximo ao cabelo, aumenta a chance de quebrar as hastes capilares.

“A proteção adequada juntamente com os cuidados regulares com produtos específicos, irá prevenir o cabelo do temido frizz, ressecamento e fios quebradiços. A finalização deve ser feita com um reparador de pontas, de preferência com filtros UV para proteger também dos raios solares”, destaca Bonomo. Importante lembrar que os óleos reparadores de pontas devem ser utilizados apenas depois da chapinha, para evitar queimar os fios.

Freepik

O cabeleireiro ressalta também que jamais se deve fazer chapinha com os cabelos úmidos ou molhados, pois nessa situação os cabelos estão mais frágeis. Essa prática frita e estraga os fios, os tornando ressecados, quebradiços e opacos. É ideal seguir as etapas de, primeiro a proteção térmica, depois secar com o secador para somente então passar a chapinha.

Cuidado também com as queimaduras que o secador e a chapinha podem causar no couro cabeludo, se a queimadura persistir pode causar problemas como fungos, quebra e queda de cabelo. O que realmente danifica os fios é a falta de preparo e cuidado para receber a exposição a altas temperaturas no dia a dia.

“Para manter a saúde das madeixas com o uso frequente de secador e chapinha, nada melhor do que um cronograma capilar. Além da hidratação frequente, a nutrição e a reconstrução são essenciais para manter a sedosidade, o brilho e aspecto de bem cuidado aos seus cabelos. Antes de investir em novos produtos, procure entender as reais necessidade dos seus fios. Faça uma avaliação, consulte um profissional e peça para ele ajudar a identificar o que está faltando”, finaliza Bonomo.

Fonte: Tharik Bonomo é gestor, cabeleireiro e esteticista em Tharik Bonomo Salon & Estetic. Pós-graduado em Tricologia e Terapia Capilar — Facuminas. Pós-graduado em Biomedicina Estética — Faveni. Pós-graduado em Cosmetologia Avançada – Faculdade Futura. Tecnólogo em Estética e Cosmética – Universidade Santo Amaro. Curso Técnico de Cabeleireiro – Centro Técnico Dayana Ribeiro – ES. Cursa o último ano de Bacharelado em Biomedicina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s