Desmistificando os cuidados com a pele preta

Dermatologista elenca os principais mitos nos cuidados com a pele

Skincare é a palavra da moda e significa cuidados com a pele, com uma rotina diária para manter uma pela saudável, hidratada, viçosa, luminosa e mais jovem. Para conseguir todos esses benefícios é importante que a rotina de cuidados seja específica de acordo com o tipo de pele da pessoa. Por muito tempo, falava-se – como uma lenda urbana mesmo! – que a pele preta não precisava de cuidados especiais por ser mais forte e resistente. Pura falta de conhecimento. Ela precisa, sim, de cuidados especiais!

Para isso, André Moreira, dermatologista especializado na pele preta, elenca os principais pontos de atenção para ter aquela pele sempre cuidada e, de quebra, maravilhosa!

Pele preta precisa de protetor solar?
Sempre! Ainda que não tenha sol. Deve ser usado no rosto, colo, pescoço e nas mãos ou qualquer outra região que não esteja coberta por roupas (não esquecer das orelhas!). Os raios UVA tem efeitos nocivos e provocam rugas e flacidez, eles penetram na derme, rompem as fibras e destroem a elastina, deixando a pele flácida e com aparência mais velha. Os raios UVB são os temidos causadores do câncer de pele. Então, o excesso de proteção nunca é demais, em nenhum tipo de pele, inclusive!

Mas, pele preta não envelhece, precisa hidratar?
Pele preta envelhece, sim! De forma diferente, mas envelhece também. A pele preta perde volume e colágeno, trazendo uma aparência de flacidez. Para retardar esse processo: hidratação desde cedo com cremes e bebendo muita água. Com o tempo, tratamentos estéticos reposição de colágeno e toxina botulínica podem ser indicados.

Getty Images

E pele preta pode fazer tratamento com laser?
Pode, sim! Obviamente que fazer o procedimento com um médico especialista na etnia traz, além de mais segurança, melhores resultados. A pele preta tem características próprias e é preciso ter cuidado para não formar queloides, manchas e queimaduras.

Além desses mitos, há cuidados essenciais que devem ser feitos com frequência:

Botswanayouth

-Manter alimentação saudável: alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes auxiliam na manutenção da qualidade da pele.

-Limpar a pele: limpar a pele diariamente. Lembrar de retirar sempre maquiagem e usar produtos adequados para sua pele.


-Exercícios físicos: escolha o que você quiser. O fato é que exercício físico, quando praticado regularmente, melhora a circulação e entrega nutrientes às células.

André Moreira: à frente da Clínica ADA – Alfa Dermatologia Avançada, em Brasília, formado pela Universidade Federal de Goiás, fez residência em Dermatologia, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, possui pós-graduação em doenças dos cabelos (tricologia) e das unhas pela Universidade de Mogi das Cruzes e é Master in Science em oncodermatologia e dermatoscopia, formado pela Universidade de Graz, na Áustria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s