Três benefícios do Hot Yoga para o emagrecimento

Luciana Barros, professora da unidade de Campinas do Vidya Studio, é quem lista as vantagens da modalidade para quem busca perder peso e cuidar não só do corpo, mas também da mente

Emagrecer é sempre um desafio e, por isso, aderir à mudança de hábitos é um grande passo para quem quer perder os quilinhos indesejados. Nesse sentido, a prática de atividades físicas se torna uma grande aliada durante esse processo e é muito importante que a escolha do exercício a ser praticado esteja alinhado aos objetivos e gostos da pessoa. Entre as diversas atividades existentes, o Yoga, prática milenar que ajuda na saúde como um todo, conectando corpo, mente e espírito, por meio de posturas e técnicas de respiração, pode ser uma ótima combinação para aqueles que não são fãs somente de atividades aeróbicas ou de musculação.

Dentre as diversas vertentes do Yoga, o Hot Yoga, atividade que consiste em realizar os movimentos, circuitos e posições em salas ambientadas com baixa iluminação, trilha sonora relaxante e aquecimento de 40ºC é uma das principais modalidades do yoga que ajuda no emagrecimento. Para Luciana Barros, professora da unidade de Campinas (SP) do Vidya Studio, que faz parte da rede de Studios do Grupo Smart Fit, além da prática da modalidade por si só, a temperatura da sala é um fator importante para a redução de medidas. “A sala aquecida proporciona um grande gasto calórico e traz diversos benefícios junto à atividade vivenciada no Vidya, ou seja, ambas as coisas potencializam para o emagrecimento”, explica. Para entender melhor quais são as vantagens da prática do exercício, a profissional lista alguns benefícios do Hot Yoga que auxiliam no emagrecimento. Confira, abaixo:

Melhora na mobilidade das articulações
Com o calor das salas, o Hot Yoga ajuda a relaxar os músculos e as articulações, permitindo um alongamento seguro e um relaxamento mais intenso para a musculatura, diminuindo a pressão nas articulações. “A atividade não só traz todos os benefícios que o Yoga tradicional proporciona, mas os potencializa. Com ela, você consegue desenvolver melhor os movimentos e as posturas durante a prática”, comenta Luciana.

Foto: Jeviniya-Pixabay

Diminui hormônios do estresse, como a adrenalina
A prática da modalidade ajuda a reduzir hormônios ligados ao estresse no organismo, como o cortisol e a adrenalina, sendo uma ótima escolha para pessoas com problemas como diabetes e auxiliando, também, na perda de peso. “A prática proporciona o esquecimento do estresse diário, para que você consiga relaxar, e ajuda a cuidar da sua saúde física e mental ao mesmo tempo”, completa a professora.

Reduz os sintomas da depressão e da ansiedade
Os benefícios oferecidos pela prática são inúmeros, desde tonificar o corpo e proporcionar melhoria na flexibilidade, até trabalhar as emoções, os sentimentos e a energia. Por isso, ela é indicada para auxiliar pacientes em tratamento de depressão e transtorno de ansiedade, melhorando a qualidade de vida como um todo dos praticantes. “A modalidade acelera esse “break” mental, que é o acalmar das sensações, e traz a atenção para o momento presente, melhorando a capacidade de foco, de atenção e, assim, a qualidade de vida de maneira geral”, explica. Com as técnicas de respiração, o Hot Yoga é capaz de combater os sintomas de transtornos que podem prejudicar a saúde e a autoestima, causando um aumento de peso devido às alterações nas produções de hormônios.

A idade mínima para a prática do exercício é a partir de 14 anos e ele não é recomendado para gestantes ou pessoas com problemas de saúde mais graves. Por fim, a especialista deixa um conselho para quem deseja iniciar a atividade, lembrando da importância de estar aberto a experimentar uma nova experiência: “A ideia é vir com o coração aberto para curtir e conhecer uma atividade nova que vai proporcionar um ambiente diferente e diversos benefícios para a saúde física, mental e espiritual. Venha conhecer e se permitir”, finaliza.

Fonte: Vidya Studio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s