Frente fria: cinco dicas de alimentação para aumentar a imunidade

Da acerola ao gengibre, saiba quais alimentos podem auxiliar o seu sistema imunológico para um fim de inverno mais tranquilo

Mesmo próximos da primavera, ainda estamos sentindo algumas mudanças bruscas de queda de temperatura. Muito além de tirar os casacos do armário e se cobrir com várias camadas de edredom, os cuidados precisam ser acompanhados também a partir de uma boa alimentação. Pode parecer que as defesas do sistema imunológico diminuem com a temperatura fria, mas alguns alimentos têm o potencial de dar suporte ao corpo para que você possa aproveitar melhor os dias frios — e o ano todo — com energia e vitalidade renovada.

Lívia Queiros, nutricionista da ADM – empresa que desenvolve soluções para a indústria de alimentos, bebidas e suplementos, revela que uma boa maneira de manter o corpo saudável nesse final de inverno é uma alimentação saudável que inclua uma combinação de nutrientes antioxidantes com alimentos ricos em vitaminas e minerais. “Quando se fala em função imunológica, a Vitamina C geralmente está mais presente no consciente dos consumidores. Ela desempenha um papel importante em muitos processos do corpo, incluindo relacionados à função imunológica. A vitamina C está envolvida, por exemplo, na produção de glóbulos brancos, que fazem parte das defesas do corpo contra patógenos como bactérias e vírus”, diz. Para a nutricionista, os cinco alimentos que ajudam a melhorar a imunidade são:

Acerola
Conhecida por ser uma das mais ricas fontes naturais de Vitamina C do mundo. Além de uma alta concentração de Vitamina C, a fruta tem alto poder antioxidante. Diego Berlinck, Gerente de Negócios Botânicos da ADM, acrescenta que “as soluções concentradas de acerola em pó da ADM são de origem natural, possuem alto teor de vitamina C de 17% em sua composição”. A acerola é um ingrediente versátil que pode fornecer uma maneira conveniente para os consumidores atenderem às suas necessidades diárias de vitamina C em uma variedade de formatos, incluindo pós e gomas.

Erva-mate
A erva-mate é apreciada tanto por seu conteúdo inerente de cafeína, como também por seus fitoquímicos que os consumidores associam a propriedades antioxidantes, de acordo com Diego. É um ingrediente perfeito para produtos formulados para animar o dia-a-dia e potencialmente aumentar a produtividade nos dias mais frios.

Camu-camu
O camu-camu é uma fruta típica da região amazônica rica em vitamina C. Pode ser consumida in natura na forma de suco ou encontrada em fórmulas em pó, que tendem a ter maior concentração de vitaminas, uma vez que a água é retirada da fruta. Segundo a nutricionista, é melhor ingerir o Camu-Camu ou produtos que contenham o extrato botânico da fruta, após o almoço ou jantar, pois pode auxiliar na absorção do ferro.

Foto: Joseph Mucira/Pixabay

Gengibre
O gengibre é um dos ingredientes mais conhecidos por seus benefícios à saúde associados pelos consumidores com atributos de bem-estar. Graças ao seu poder antioxidante, a lista de benefícios da raiz é longa. O alimento é rico em vitaminas e minerais e auxilia, na percepção dos consumidores, na digestão e alívio do desconforto gástrico. Também está associado a experiências sensoriais revigorantes devido ao seu sabor nítido e refrescante e tons quentes. O gengibre é um ingrediente de destaque na maioria das culturas do mundo e tem uma longa história de uso tradicional em alimentos, bebidas e é cada vez mais encontrado em formulações de suplementos alimentares e suporte do sistema imunológico e da saúde em geral, tendo seu potencial reconhecido pelo mundo Organização da Saúde (OMS).

Chá verde
Assim como a erva-mate, o chá verde também é associado pelos consumidores a fitoquímicos ligados a atributos de bem-estar, tornando-se uma boa opção para quem busca um ingrediente multifuncional. Sendo uma fonte natural de cafeína, este ingrediente pode apoiar o desempenho físico e mental, e é perfeito para incluir em formulações que visam um aumento de energia à tarde.

Fonte: ADM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s