Incluir peixe na dieta traz benefícios para a saúde

Alimento é rico nutricionalmente, ajuda a prevenir e combater doenças e promove saúde e bem-estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de peixe de 3 a 4 vezes por semana, por ser rico nutricionalmente. Entre os mais benéficos estão o bacalhau, o linguado, o salmão, o dourado, a garoupa e a sardinha, que possuem propriedades semelhantes e podem ajudar na prevenção do Alzheimer, melhora o sono, fortalece a visão, aumenta a disposição, atua na circulação sanguínea e ainda ajuda na perda de peso.

Segundo o nutricionista do Uninassau — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Diego Ricardo, incluir peixe no cardápio também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e controla os níveis de colesterol. “Esse alimento é rico em proteína, vitaminas, minerais e ainda possui gordura saudável, a chamada insaturada. Ainda possui ômega3, fósforo, cálcio”, conta.

O professor também ressalta a importância da forma como o peixe é feito. “Sei que muitas pessoas preferem o peixe frito. Inclusive, é um dos pratos que mais fazem sucesso nas praias, mas a fritura não é a melhor opção para consumir diariamente”, comenta. Os peixes também são bastante consumidos crus, como o salmão, na culinária japonesa.

“A garoupa é um peixe que não é tão popular, mas seu valor nutricional é bastante rico porque contém selênio, potássio, vitaminas B6 e B12, sendo excelente para crianças, porque estão em fase de desenvolvimento e crescimento. Importante frisar que é importante consumir peixes e que existem opções mais em conta, então a pessoa pode optar por um tipo mais barato, porque as propriedades nutricionais são parecidas”, finaliza o nutricionista.

Fonte: Uninassau — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s