Colonoscopia a partir dos 45 anos: a forma mais eficaz de prevenir o câncer de intestino

A prevenção e o diagnóstico precoce são fatores primordiais quando se fala em câncer de intestino- que abrange os tumores na parte do intestino grosso, reto e ânus. A doença tem alta taxa de cura, superando 90% quando descoberta logo no início.

De acordo com a proctologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maristela Almeida, esse tipo de doença se manifesta inicialmente por meio de estruturas benignas, classificadas como pólipos, que podem se transformar em câncer. “Por isso é tão importante pensarmos em prevenção e descoberta precoce, quando não há sintomas. Assim há uma probabilidade imensa de impedir a evolução do quadro para um tumor”, explica.

Para isso, é preciso incluir a colonoscopia como um exame de rotina a partir dos 45 anos. Considerado um divisor de águas no prognóstico dos cânceres intestinais, o exame permite a identificação de estruturas ainda como pólipos e deve ser realizado a cada cinco anos.

“Quando já existe a identificação de sintomas, provavelmente já temos um tumor maligno. Daí a importância de realizar a colonoscopia a partir dos 45 anos mesmo sem qualquer sinal de problemas, pois assim, de fato conseguimos prevenir o câncer, retirando as estruturas benignas e evitando a sua evolução ao longo do tempo”, afirma Maristela Almeida.

O diagnóstico precoce também é essencial para que se ampliem as chances de cura da doença. “Sempre que o paciente observar mudanças no hábito intestinal, sangramento anal e emagrecimento sem causa definida é importante buscar ajuda médica para uma avaliação”, conta.

Ilustração: WebMD

Dor abdominal que dure entre 15 e 30 dias, com característica intermitente ou que surja de uma cólica sem causa definida também deve ser motivo para ligar o alerta e provocar uma visita ao médico. “Quando a dor surge, o tumor já está maior e obstrui o intestino, impedindo a passagem das fezes. Ou seja, esse sinal não deve ser ignorado”, finaliza.

Fonte: Hospital Edmundo Vasconcelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s