Hoje é o Dia do Amendoim: leguminosa garante inúmeros benefícios à saúde

O amendoim apresentou crescimento de 8% na produção nacional em 2021 e pode ser destaque no prato dos brasileiros
 

Hoje, 13 de setembro, é o Dia do Amendoim. A data comemorativa –que teve origem nos Estados Unidos devido à popularidade do grão na alimentação norte-americana — não poderia deixar de ser celebrada também no Brasil, uma vez que a leguminosa sempre esteve inserida na dieta e na cultura nacional por seu alto valor nutricional, sua boa relação custo-benefício e por movimentar nossa economia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) a produção nacional do grão no ano passado atingiu 726,4 mil toneladas, indicando um crescimento de 8% comparado ao ano anterior. 

Apesar de ser uma leguminosa, o amendoim compartilha inúmeras propriedades e benefícios com as oleaginosas como as nozes e amêndoas, porém, com um valor muito mais acessível aos consumidores. Segundo a nutricionista, Patricia Leite, o amendoim contém gorduras saudáveis, principalmente as mono e poli-insaturadas, além de boa quantidade de proteínas vegetais. É um alimento baixo em carboidratos (low carb), pois possui somente 15% deles em sua composição. A profissional explica ainda que, “por ser um alimento baixo em carboidratos e, simultaneamente, alto em proteínas, gorduras saudáveis e fibras, ele apresenta baixo índice glicêmico. Esse fator auxilia no processo de emagrecimento, além de evitar flutuações glicêmicas, ajudando a controlar os níveis de açúcar do sangue”.

Patricia salienta que o amendoim também apresenta muitos micronutrientes (vitaminas e minerais), como a vitamina E, biotina, vitaminas do Complexo B, fósforo, magnésio, dentre outros, se mostrando um alimento bastante nutritivo. A leguminosa é rica em vários antioxidantes, como os fitoesteróis (que podem ajudar a controlar o nível de colesterol no sangue), isoflavonas, resveratrol, dentre outros.

“O amendoim é um alimento que dá saciedade e nutre, podendo ajudar pessoas em reeducação alimentar. No café da manhã, o amendoim vai muito bem com iogurte ou como pasta de amendoim em uma torrada integral. Na hora do lanche, ele pode ser a base para um delicioso biscoito integral ou ser consumido puro. Já no almoço e jantar, confere sabor e crocância às saladas, ou servir como base para um delicioso molho usado em carnes e vegetais folhosos”, indica Patricia. A nutricionista também sugere que o consumidor pode escolher ingerir amendoim em todas as refeições ou apenas em uma delas, devendo levar em consideração as necessidades individuais de cada um.

Em adição à versatilidade para a saúde, o grão dá origem também a um mix de produtos como paçoca, pé de moleque, pralinê, petiscos, ovinho, entre outros, que podem ser colocados em receitas típicas doces ou salgadas, sem deixar de lado as versões sem açúcar e veganas. Considerando o consumo doméstico de amendoim em 2021, é possível inferir que há espaço para crescimento da demanda no Brasil, que por enquanto representa 1,6 kg por habitante ao ano, segundo dados do IBGE/PAM/LSPA, enquanto a média mundial está em 6,0kg/hab/ano. 

Há 21 anos, a Abicab implementou o Programa Pró-Amendoim, responsável por garantir a segurança dos produtos de amendoim, tornando o Brasil reconhecido por atestar a qualidade e segurança do alimento — cumprindo os requisitos da legislação em relação aos níveis de aflatoxinas e fabricação de produtos à base de amendoim totalmente seguros (auditados e monitorados).

“Estamos acompanhando um movimento muito positivo tanto para o setor quanto para os consumidores, que podem encontrar produtos com garantia de qualidade em decorrência do comprometimento da cadeia com todo o processo. Destacamos a importância do programa Selo de Qualidade Certificada Pró-Amendoim Abicab, que monitora o setor e promove a qualidade dos produtos, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab.

Fonte: Pró-Amendoim Abicab

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s