Femtech pioneira no segmento promove encontros online para troca de experiências e conversa com especialistas
Você sabia que 82% das mulheres se sentem sozinhas, deprimidas e não sabem com quem conversar no período da menopausa? Esses dados são da pesquisa da Plenapausa, primeira femtech brasileira a olhar para a mulher em menopausa. Com objetivo de trazer acolhimento, informações e soluções para essas mulheres, a femtech criou uma roda de conversa para apoiar e promover temas relacionados a menopausa. Chamada de Prosas&Pausas, o encontro mensal gratuito é feito de forma virtual e convida as mulheres para trocar experiências sobre esta fase da vida, além de promover informações com a participação de médicos de diversas especialidades, como ginecologia, nutrição, fisioterapia pélvica, entre outros.
A iniciativa aconteceu após as fundadoras, Márcia Cunha e Carla Moussalli, identificarem um fator importante sobre a menopausa, mas pouco falado: a solidão. “Quando começamos as pesquisas, não se falava em menopausa no Brasil, somos pioneiras. Então, além de trazer mais informação, visibilidade e formas de aliviar os sintomas, sentimos a necessidade de fornecer também um espaço de troca e acolhimento para essas mulheres. Inclusive, o acolhimento é o nosso terceiro pilar”, explica.
Segundo a cofundadora da femtech, Carla Moussali, o principal objetivo do projeto, é mostrar para as mulheres que elas não estão sozinhas nesta jornada. A empreendedora conta que, já é possível perceber uma mudança de comportamento e naturalização na menopausa por parte das participantes. “Quando começamos com o Prosas&Pausas, no ano passado, tínhamos um número menor de mulheres participando. Grande parte delas, entrava com a câmera desligada e apenas escutava. Hoje já sentimos uma mudança, o número de participantes aumentou de 10 para mais de 20 em cada encontro, e elas estão mais seguras e abertas para o tema, trocando experiências e tirando suas dúvidas”, conta.

A femtech se divide em três pilares: informação, com as avaliações feitas pelo site, identificando em qual fase da menopausa a mulher está e o seu nível de sintomas. Solução, por meio da linha de fitoterápicos da marca, desenvolvidos a partir das avaliações da plataforma, que identificou os cinco principais sintomas relacionados à menopausa. E, por fim, o acolhimento, com as rodas de conversa mensais, as inscrições devem ser feitas pelo site da Plenapausa.