Precisa reduzir o consumo do sal? Confira como usar ervas e especiarias para dar sabor aos pratos

Universo de aromas, sabores e cores das ervas e especiarias ajuda a montar pratos deliciosos sem precisar mexer no saleiro. Kitano dá dicas de preparos do cotidiano explorando só os temperos

As ervas e especiarias nos proporcionam um universo de aromas, sabores e cores tão marcantes, que é possível usá-las como substitutas do sal, deixando o saleiro guardadinho para a criação de alguns pratos. 

Especialista na arte de temperar e presente na vida dos brasileiros há seis décadas, a Kitano mostra como os temperos são ótimos aliados na transformação do gosto das refeições. A lista de sugestões conta com pimenta do reino preta, orégano, cominho, páprica e tomilho. Veja como tornar o dia ainda mais saboroso. 

Ovo frito com Pimenta-do-Reino Preta: 

O tradicional ovo frito é um bom exemplo de como investir em um preparo sem sal. Uma pitada de Pimenta do Reino Preta em Pó Kitano sobre o ovo na frigideira é suficiente para dar um toque levemente picante. A pimenta do reino preta também combina na preparação de verduras, massas, molhos e carnes.

Orégano na Batata

O gosto robusto do orégano ajuda a salgar a batata e ainda leva seu gosto marcante à refeição. Uma curiosidade: o orégano em pó da Kitano é selecionado da sépala da flor (que fica abaixo da pétala) e não da folha, o que dá um sabor mais intenso ao tempero. 

Feijão com Cominho

O feijão nosso de cada dia também pode ser preparado com riqueza de sabor contando apenas com os aromas presentes nas ervas e especiarias. O alho, cebola e o bacon complementam o time que deixará o feijão irresistível. A receita e o preparo do feijão com cominho, para quatro porções, são feitas da seguinte forma.

Ingredientes:

● 1 e 1/4 xícara (chá) de feijão

● 3 xícaras (chá) de água

● 2 colheres (sopa) de azeite

● 50 g de bacon picadinho

● 1 cebola pequena picada

● 2 dentes de alho picados

● 1 colher (chá) de Cominho Kitano

Modo de preparo: coloque o feijão em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por 3 horas. Escorra e descarte a água. Coloque o feijão em uma panela de pressão e acrescente a água. Leve ao fogo médio por 15 minutos depois do início da pressão. Em outra panela, aqueça o azeite e frite os cubinhos de bacon. Junte a cebola e, quando começar a dourar, acrescente o alho. Misture por 1 minuto, acrescente o feijão cozido e o cominho. Adicione o caldo do cozimento e deixe ferver até que o caldo esteja no ponto desejado.

s pedaços de frango. Frite em panela alta, com óleo bem quente, deixando dourar (aproximadamente 15 minutos). Retire, coloque em papel toalha para escorrer e disponha numa travessa, enfeitando com salsa picada.

Frango a Passarinho com Páprica, Tomilho e Cheiro-Verde

Sabe o que acontece quando um trio de peso de temperos se junta para uma refeição? O resultado é comida boa. Que o diga o frango a passarinho temperado com páprica doce, tomilho, cheiro-verde, entre outros ingredientes. Nada de sal! Com suas características próprias, os três temperos dão ao frango frito um paladar magnífico, sendo difícil parar de comer. Confira a receita desse prato:

Ingredientes:

● 12 pedaços de frango cortados na junta (passarinho)

● 5 dentes de alho amassados 

● 1 cebola bem picada

● 4 colheres (sopa) de cheiro-verde Kitano

● 5 colheres (sopa) de suco de limão

● 1 colher (café) de tempero baiano Kitano

● 1 xícara de farinha de trigo

● 1 colher (sopa) de tomilho Kitano

● 1 colher de sopa de páprica doce Kitano

● 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo: misture em tigela, com os pedaços de frango, o alho amassado, a cebola, o cheiro verde, o limão a páprica e o tomilho. Deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela à parte e misture a farinha de trigo. Coloque a segunda mistura em cima da primeira e tampe, agitando bem, para que a farinha e os ingredientes se misturem bem aos pedaços de frango. Frite em panela alta, com óleo bem quente, deixando dourar (aproximadamente 15 minutos). Retire, coloque em papel toalha para escorrer e disponha numa travessa, enfeitando com salsa picada.

Fonte: Kitano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s