Dia do Sorvete: comemore a data sem culpa

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, fala das características do alimento e ensina quatro receitas caseiras de sorvete

Alimento perfeito para os dias de calor, o sorvete ganhou um dia inteiro para chamar de seu. O Dia Nacional do Sorvete é comemorado em 23 de setembro, data que marca a chegada da primavera, estação que anuncia o início das temperaturas mais quentes do ano.

Mas, como comemorar essa data sem culpa? Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, afirma que mesmo o sorvete sendo um alimento hipercalórico, há maneiras de consumi-lo sem exagerar nas calorias.

Segundo a nutricionista, o ideal é buscar uma opção mais natural de sorvete. “Olhe sempre o rótulo e evite aqueles com muitos aditivos químicos em sua composição”, orienta. Renata indica o preparo de sorvetes em casa, com frutas e, de preferência, com uso de água em vez de leite, o que deixará o alimento mais leve.

Ela ainda alerta para algumas armadilhas calóricas ao consumir o produto, como os acompanhamentos: caldas, confeitos, castanhas, chocolates. Esses ingredientes são ricos em açúcares, o que aumenta o valor calórico do sorvete. Em todos os casos, a dica da nutricionista é o consumo moderado, com equilíbrio.

A nutricionista também faz recomendações para pessoas pertencentes a grupos especiais:

● Diabéticos devem consumir com muita moderação e, preferencialmente, versões sem adição de açúcar.

● Pessoas com intolerância à lactose devem preferir opções sem leite ou com preparados com leite sem lactose.

● Pessoas com dificuldades em digerir gorduras, como quem passou por retirada recente de vesícula, precisam ficar atentas à quantidade consumida, pois podem ter indigestão e mal-estar intestinal.

A nutricionista indica o preparo de sorvete com frutas frescas e ingredientes simples e naturais. O sorvete é um alimento de alto valor nutritivo e fonte de energia e as frutas são ótimas opções para uma alimentação saudável, pois são ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças. Portanto, o sorvete de fruta fresca é um alimento saboroso e altamente nutritivo. 

As frutas de cores amarelas e laranjas são ricas em vitaminas A e têm boa quantidade de vitamina C, como a manga, também rica em fibras e carotenoides, que ajudam a proteger a pele e a visão. Já as frutas cítricas, como abacaxi, limão, laranja, são excelentes fontes de vitamina C, fibras e potássio, protegem o organismo contra infecções e radicais livres. Frutas como coco também são excelente opção por fortalecer o sistema imunológico e repor a perda de minerais por conter zinco, potássio, selênio, cobre e magnésio e vitaminas A, C e E. 

Renata ensina algumas receitas fáceis de sorvetes para fazer com frutas frescas em casa e curtir com moderação.

Sorbet de Abacaxi com Manga


Ingredientes:

2 xícaras de chá de abacaxi maduro picado

½ xícara de chá de coco ralado

1 xícara de chá de manga picada

O mínimo possível de água (só o suficiente para bater)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.

Sorbet de coco

Ingredientes:

Polpa de 4 cocos verdes

O mínimo possível de água (só o suficiente para bater)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.

Sorvete com especiarias

Ingredientes:

1 xícara de chá de creme de leite fresco

3 colheres de sopa de leite em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de cravo em pó

1 xícara de chá de açúcar mascavo

1 xícara de chá de água

1 colher de café de essência de baunilha


Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas. Retire e bata o conteúdo na batedeira. Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.

Sorvete de Chocolate

Ingredientes:

1 e ½ xícara de creme de leite fresco

1 xícara de chá de açúcar

1 xícara de leite integral

1 xícara de chocolate em pó 50% cacau

Modo de preparo: Bata no liquidificador o creme de leite, o leite, o açúcar e o chocolate por 5 minutos, até obter um creme homogêneo e fazendo bolhas. Coloque em um refratário e leve ao freezer por 2 horas. Retire e bata a massa novamente. Volte ao freezer por mais 2 horas antes de servir.

SupraSoy compartilha receitas sem glúten e sem lactose para os que desejam comemorar a data sem sair da dieta

Quando o assunto é sobremesa, o sorvete sai à frente na preferência dos brasileiros e não é para menos: saborosa, refrescante e prática, a iguaria apresenta-se em tantas combinações, que é capaz de agradar até mesmo os paladares mais exigentes. Sua relevância é tanta que existe uma data especialmente reservada para sua celebração, o dia 23 de setembro, criado pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), com o objetivo de promover o início da temporada em que os sorvetes são mais consumidos, ou seja, os meses mais quentes do ano.

Pensando em contribuir com algumas dicas aos amantes dessa delícia gelada, mas que não querem renunciar à dieta, consumindo as versões mais tradicionais disponíveis nas prateleiras, a SupraSoy preparou algumas receitas leves, saborosas, nutritivas e naturais que podem ser preparadas de forma prática. Confira:

Picolé de banana, morango e chia

Ingredientes
2 xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Sabor Banana
3 unidades de bananas maduras
½ xícara (chá) de morangos
2 colheres (sopa) de chia

Modo de Preparo
Em um liquidificador, adicione a água, o SupraSoy Sem Lactose Sabor Banana e as bananas. Bata até obter uma textura homogênea. Adicione a chia e pulse algumas vezes para misturar.
Fatie os morangos e disponha-os dentro de forminhas de picolé. Acrescente o creme dentro das forminhas, dê umas batidinhas para retirar o ar. Coloque os palitos de picolé e leve ao freezer por 3 horas ou até congelar. Desenforme e bom apetite!

Sorvete de morango sem lactose

Ingredientes
Sorvete:
750g de morangos (reserve uma porção para a finalização)
3 colheres (sopa) de SupraSoy Sem Lactose Original
100ml de água

Calda:
½ xícara (chá) de açúcar
100ml de água

Modo de Preparo
Sorvete: lave os morangos e pique-os. Bata-os no liquidificador com o SupraSoy Sem Lactose Original e a água até formar um creme uniforme e reserve.
Calda: em uma panela coloque o açúcar com a água e ferva até formar um fio fino.
Finalização: transfira o creme de morangos para uma batedeira e bata na velocidade baixa, vá acrescentando a calda aos poucos. Bata até resfriar bem. Leve ao freezer por 4 horas ou até endurecer. Bata novamente até formar um creme gelado e retorne-o ao freezer. Repita esse processo por mais 3 vezes. Sirva em seguida em taças para sorvete e finalize com pedaços de morangos picados.

Sorvete de coco

Ingredientes
5 gemas
2 ½ xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original já dissolvido em 250ml de água
1 garrafa de leite de coco

Modo de preparo
Bata as gemas e o açúcar na batedeira até que dupliquem de volume e formem um creme fofo e esbranquiçado. Em uma panela, em fogo alto, coloque o SupraSoy Sem Lactose Original já dissolvido na água junto com o leite de coco, até ferver. Regule a velocidade da batedeira para o mínimo e despeje metade do SupraSoy aquecido em fio, para que comece a cozinhar as gemas ainda fora do fogo.
Passe a mistura de volta para a panela e cozinhe, mexendo sempre, em fogo baixo, por cerca de 20 minutos, ou até que fique com textura de mingau ralo. Deixe esfriar. Despeje a massa do sorvete em uma travessa (20 x 25 cm), cubra com filme plástico e leve-a ao freezer por 4 horas, ou até que comece a congelar. Quebre a massa e bata, ainda congelada, por cerca de 5 minutos, na batedeira, para que fique cremosa. Volte o sorvete para a mesma travessa, cubra com filme plástico e deixe congelar por cerca de 4 horas.
Repita o procedimento mais duas vezes, ou até que o sorvete fique bem cremoso. Retire o sorvete do freezer 5 minutos antes de servir. Sirva acompanhado de uma calda de frutas vermelhas ou polvilhado com coco fresco ralado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s