A mistura de diversidade de cores com toques de ousadia pode ser a chave para produzir uma linda maquiagem de Halloween. Craque nos mais diferentes tipos de maquiagens, desde as mais simples até as mais sofisticadas, Juliana Ramalho tem vasta experiência com criações temáticas. Como maquiadora oficial da marca de cosméticos Vizzela, a profissional ministra, regularmente, cursos profissionais de maquiagem e de automaquiagem no Centro Técnico da Ikesaki.
A seguir, Juliana ensina o passo a passo para produzir a maquiagem da foto, que é inspirada na caveira mexicana também conhecida como Catrina, para o dia mais “tenebroso” do ano, 31 de outubro (Dia das Bruxas ou Halloween).

Passo a passo para uma versão mais simples:
Prepare a pele. Use uma água micelar para limpar, um hidratante para a pele ficar bem hidratada e garantir maior fixação e um primer para minimizar imperfeições. Depois, aposte em uma blindagem como Gotas Fix, que garante mais fixação e uma make à prova d’água. Aplique em todo o rosto e espere secar. Parta para uma base, um corretivo de alta cobertura e um pó de alta fixação para selar a pele. Para os detalhes dos olhos, nariz e boca, lance mão de uma lapiseira retrátil preta à prova d’água e delineador preto, sombra preta e marrom e um batom vermelho. Somente com esses produtos, você já consegue elaborar uma make simples para o Halloween.
Passo a passo para uma versão mais elaborada:
Utilize os mesmos produtos, mas acrescente um eye primer branco para obter uma pele “fantasmagórica” e um eye primer preto para fazer os círculos nos olhos e no nariz, utilizando um pincel fino e preciso e preenchendo os detalhes. Você precisará dos mesmos produtos do passo a passo para a versão mais simples, porém o que vai mudar são os detalhes – que irão fazer toda a diferença.
Efeitos 3D requerem um trabalho mais elaborado, pois utilizam a técnica do efeito luz e sombra para dar profundidade e amplitude. Nos lábios, faça um contorno interno com o delineador preto, espere secar e, em volta, aplique o batom. Em seguida, faça um risco nas duas pontas dos lábios com o delineador preto e depois faça tracinhos, intercalando até o final do traço e nas pontas, fazendo pontinhos com o próprio delineador. Na parte superior e inferior dos lábios, faça riscos de dentro para fora, como em uma “costura” e, nas pontas, faça pontinhos.
Em volta dos olhos, cole pedras adesivas vermelhas próprias para maquiagem, e vá intercalando com pedrarias adesivas coloridas também próprias para maquiagem. Aplique também na testa e no queixo. Finalize com um fixador de maquiagem.
Quer se inspirar em outras ideias?
É possível encontrar vários conteúdos com os mais diversos tipos de maquiagem, inclusive para o Halloween. Há várias inspirações online de makes sinistras, cheias de efeitos (mais fáceis ou mais difíceis) para você se divertir com os amigos. Dá até para fazer com os produtos que você tem em casa. Vale pôr a criatividade pra jogo e ousar, achando tutoriais com guias de passo a passo, encontrando o vídeo que mais te agrada e ir pausando, a fim de produzir sua própria make.
É possível criar algo divertido sem ser maquiador/a profissional?
Claro. Tenha produtos básicos corretos e você conseguirá realizar sua make. Lembre-se que o treino é super importante. Tire um tempo para aprender, criar e pôr em prática. Caso a maquiagem borre em algum dos passos, use hastes flexíveis e vá limpando com um pouquinho de corretivo. O segredo é ter paciência para planejar e executar cada detalhe.
Fontes: Juliana Ramalho – maquiadora oficial da marca Vizzela, ministra regularmente cursos profissionais e de automaquiagem no Centro Técnico da Ikesaki, em São Paulo.