A cada 10 mortes por infarto no Brasil, seis são de mulheres

O público feminino morre mais de doenças coronárias do que de câncer de mama e de útero

As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço dos óbitos femininos globais, superando em letalidade enfermidades como o câncer de mama e de útero. Segundo dados da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia, além das mulheres com mais de 40 anos e na menopausa, é crescente o número de mortes em jovens, na faixa de 25 a 29 anos. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.

Embora os dados sejam alarmantes, 90% destas mortes podem ser evitadas com a adoção de práticas simples. Para estimular a criação de novos hábitos e do autocuidado, a Fundación Mapfre realiza a campanha Mulheres pelo Coração que terá a participação das embaixadoras Astrid Fontenelle, Bruna Lombardi e Tia Má. Entre os dias 7 e 12 de novembro, serão realizadas diversas ações na cidade de São Paulo – nos parques Do Carmo e Villa-Lobos e nas linhas amarela e esmeralda do metrô – visando estimular a adoção de boas práticas de vida pelo público feminino.

Além disso, também será realizada uma campanha nas redes sociais com objetivo de reforçar a importância dos cuidados com o coração. Para sedimentar a ação, a Fundación lança o Guia de Pequenos Hábitos para a Saúde do Coração, um e-book com informações de atividades, exercícios de reflexão e desafios para serem realizados em casa, como um aprofundamento do conteúdo presente no guia impresso que será distribuído nas ações presenciais.

Haverá avaliação gratuita nutricional, profissional e de hábitos do público feminino presente nas estações Paulista, Oscar Freire, Vila Sônia, Pinheiros e Santo Amaro entre os dias 7 e 11 de novembro, com distribuição de kit de cuidados. Já no dia 12 de novembro, as mulheres poderão realizar atividades no Parque do Carmo e no Parque Villa-Lobos, no evento Virada do Coração, com aulas de yoga e caminhadas guiadas no circuito aberto dos locais.

A médica cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologistas (SBC), Glaucia Maria Moraes, reforça que mulheres devem ter cuidados específicos, já que são as mais afetadas por doenças cardiovasculares. “É importante que as mulheres tenham cuidado com a sua saúde física, já que entre os fatores de risco para doenças cardiovasculares em brasileiras, destacam-se a hipertensão arterial, maus hábitos alimentares, obesidade, gordura no sangue e aumento da glicemia. Além disso, as mulheres possuem características específicas que aumentam os riscos de prevalência e mortalidade por doenças cardiovasculares como a menopausa, a diminuição do estrogênio e a diabetes gestacional, por exemplo”.

Cronograma da Campanha das ações dos parques e metrôs

Haverá avaliação gratuita nutricional, profissional e de hábitos do público feminino presente nas estações Paulista, Oscar Freire, Vila Sônia, Pinheiros e Santo Amaro entre os dias 7 e 11 de novembro, com distribuição de kit de cuidados, das 8h às 20h.

Já no dia 12 de novembro, as mulheres poderão realizar atividades no Parque do Carmo e no Parque Villa-Lobos, no evento Virada do Coração, a partir das 10h30, com aulas de yoga e caminhadas guiadas no circuito aberto dos locais.

Confira a agenda das ações presenciais:  

De 7 a 11 de novembro   
Das 8h às 20h 
Ações informativas nos metrôs de SP 
 
Linhas Amarelas – Estações Paulista, Oscar Freire e Vila Sônia 
 
Linha Esmeralda – Estações Pinheiros e Santo Amaro 


Orientação profissional 
 
Atendimento nutricional para a avaliação dos hábitos das mulheres 
 
Distribuição de Kits 
 
Guia de 21 dias 
Caderninho de hábitos 
Fruta 
12 de novembro   
a partir das 10h30   
Virada pelo Coração 
 
Ações presenciais nos parques do Carmo e Villa Lobos 
2 aulões de yoga 
5 caminhadas orientadas com circuitos de 1.400 a 2.100 metros 
Distribuição de Kits 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s