Nutricionista dá 7 dicas de como se preparar para o verão sem neura

A nutricionista Sophie Deram explica o motivo de “fechar a boca e malhar” para ter o “corpo perfeito” no verão, não funcionar na maioria dos casos

O famoso “Projeto Verão” já começou para muita gente, adotado com a expectativa pelo resultado rápido. As academias nesta época do ano ficam muito mais cheias e as dietas restritivas são colocadas em prática, tudo isso em busca do “corpo perfeito”.

As redes sociais ficam lotadas de dicas para ajudar os internautas. Geralmente, as dicas envolvem “fechar a boca e malhar”, adotando dietas restritivas para uma perda de peso rápida.

Mas será que realmente isso ajuda?

Sophie, autora do livro best-seller “O Peso das Dietas”, diz que não. “Quando fazemos dietas restritivas, até podemos perder peso inicialmente, mas, a longo prazo, a tendência é o efeito sanfona e entrar no ciclo vicioso das dietas, que não contribuem em nada com a nossa saúde. Funciona assim: você começa uma dieta restritiva, perda de peso, porém, como a restrição é insustentável, você acaba sentindo frustração e tristeza, além de desejo pelos alimentos proibidos. Então, você ‘cai em tentação’, exagera na comida, sente-se culpado, ganha peso e novamente vem a insatisfação corporal. Assim, o ciclo recomeça com mais uma dieta restritiva”, explica a especialista.

Sophie propõe, então, um “projeto verão” diferente, sem dietas restritivas, com foco na saúde e com mudanças de hábitos que podem servir para a vida inteira

As dicas da nutricionista são:

1-Coma melhor, não menos
Em vez de dietas restritivas e de reduzir as quantidades do que come, busque melhorar a qualidade da alimentação, consumindo mais comida fresca, caseira e variada.

2-Cozinhe mais
Cozinhar mais ajuda a comer melhor. É uma atividade que contribui para adquirir mais consciência do que está indo para o prato e ajuda a consumir mais comida caseira. Sem falar que pode funcionar até como uma terapia. Vá ao mercado, busque receitas e, para ganhar tempo, experimente fazer comida para a semana toda, congelando as refeições em porções.

3-Coma com prazer
Troque a culpa pelo prazer, pois esse elemento é muito importante para a saúde e não precisa ficar de fora do cardápio. Ao comer com prazer, a sensação de satisfação é maior e, assim, fica mais fácil comer com moderação.

4-Ouça seus sinais de fome e saciedade
Que tal reconectar-se consigo mesmo? Preste atenção aos sinais que seu corpo envia e respeite sua fome, alimentando-se quando perceber quando está precisando de comida e parando de comer quando sentir que já está saciado.

5-Seja gentil com seu corpo
É o seu corpo que permite a você cantar, dançar, trabalhar, estudar, pensar. Entenda que seus atributos vão muito além de questões estéticas e cuide dele com compaixão e gentileza. Além disso, lembre-se que você não precisa de um “corpo perfeito” para colocar um biquíni e aproveitar o verão.

6Alimente-se de outras energias
Além da alimentação, muitas outras coisas são importantes para termos mais saúde. Busque praticar atividade física por prazer, cuide do seu sono e aprenda a lidar melhor com situações estressantes, sem precisar de comida para sentir conforto.

7-Se precisar, busque ajuda
Se a comida tem gerado muita preocupação e sofrimento na sua vida, procure ajuda de profissionais competentes e especializados que poderão ajudar você a cuidar do seu comportamento alimentar e mudar de hábitos.

Nutricionista e autora do livro “O peso das dietas”, Sophie Deram. Créditos: Divulgação

Fonte: Sophie Deram é Ph.D, doutora pela USP, engenheira agrônoma, nutricionista, pesquisadora em comportamento alimentar, influenciadora, palestrante e autora dos livros best-sellers “O peso das dietas” e “Os 7 pilares da saúde alimentar”. Defensora do prazer de comer e do comer consciente. Desenvolveu o Método Sophie de atendimento sem dieta voltado para todos os profissionais de saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s